segunda-feira, 31 de dezembro de 2012


Essa Shirley....


Última visita de 2012 com as dras. Jujuba Sputz, Sara Cutículas e a linda cabide Chiquita Banana! A galera do hospital já estava entrando no clima do reveillon!!! Na pediatria, as enfermeiras já estavam todas de branco, prontas pra festa!! As doutoras acharam meio estranho ficar pronta 3 dias antes, será que elas vão ficar sem tomar banho até o ano que vem????

No quarto 3, a Sabrina, Thaynara e a Neiva estavam todas lindas pra esperar o ano novo! E o Leandro, muito esperto, parecendo um sultão no meio das lindas garotinhas!!! E o monte de neném que correu pra nascer antes da festa??? Tinham alguns mais espertinhos até se bronzeando pra ficar com marquinha!!! O Isaque, que assim que chegou ao hospital tomou as pílulas falantes da Emília, nem queria ficar dentro do quarto. Queria mesmo era ficar pelos corredores vendo o movimento!

E a nossa querida Shirley, secretária da UTI, fugiu do trabalho só pra tirar foto, faz questão de sair no blog no último post do ano!! Ah, como essa Shirley é atrevida, gente!!!!

Todas as crianças visitadas, as doutoras foram levar o Fuscalhaço pra se alimentar lá no posto Rodar!!! Vocês sabiam que este posto é super amigo da Patrulha??? Ele enche o tanque do nosso super carro todo mês!! Em retribuição, dras Jujuba e Chiquita ajudaram um funcionário a encher uns tanques dentro de um caminhão!! Será que foi ajuda mesmo ou elas quiseram só ficar fazendo pose subindo na carroceria???? Vai saber...


Equipe Posto Rodar. Posto Amigo da Patrulha.

Enfim, mais um ano cheio de visitas chegou ao fim!!! Muito obrigada a todos que fizeram parte da nossa história esse ano, e principalmente, muito obrigada aos nossos pacientes, que são a razão da Patrulha existir!!

E em 2013 tem mais, muito mais!!!!!

Feliz ano novo a todos!!!!



Cabide também faz pose! 
A bonequinha Sabrina.
Sem elas, o hospital não seria o mesmo. Obrigada!!
O doce Isaque!





sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Avalanche de Doutores no Hospital!

Dia 22 de dezembro foi mais que especial...

Doutores prontos para o plantão
Para celebrar o Natal, vários Doutores da Patrulha da Alegria compareceram ao plantão e visitaram os pacientes de todos os andares. Logo na entrada do hospital, duas princesinhas vieram correndo e pediram para tirar fotos com os besteirologistas. E é claro que eles adoraram, né?

Todos prontos, é hora de começar. Na recepção, parada para informar aos funcionários que chegamos animados... Tudo combinado, mas tem uma condição: andar na linha!

No térreo, muita paciência para esperar o elevador. Logo na Hemodiálise, as Doutoras Vick Vaporuba, Doroteia e Bubuca Lorias foram recebidas pelo enfermeiro Cláudio e tiveram que convencê-lo que não precisavam de injeção para dor nas costas. Ufa... essa foi por pouco!

Na UTI, momento digno de registro: Dra. Vick encontrou uma parente distante que não via há muito tempo. Como elas se reconheceram? Pela tradição da família em usar roupas de bolinhas.

Ao mesmo tempo, os outros Doutores estavam nos outros andares. Dra. Pituxa Cáries, Dra. Porpeta Puff e Dra. Chiquita Banana até deram uma voltinha pelo corredor com Dona Márcia e sua filha, Thais.

E aí uma pausa para o coral natalino. A música era linda, pura poesia:

Peru de Natal
Peru de Natal
É tão fácil de fazer
Vem temperado e pronto pra assar
E com termômetro pra não queimar
É tão suculento, gostoso e tal
Isso é que é um Feliz Natal


De repente, Dra. Pituxa se sentiu no paraíso: foi visitar o Sr. José e encontrou dois príncipes, que eram seus netos. Ela ficou confusa, sem saber a quem escolher, já que o vovô autorizou a entrada dela na família... hihihi

E assim, as bolinhas de sabão foram tomando conta de todos os quartos, encantando a todos. Na Pediatria, Dra. Ana Minese, Dr. Sorrriso, Dra. Chá Peuzinho e Dr. Sugiro Shitake também mostravam suas habilidades como cantores. E todos cantando Peru de Natal, Peru de Natal...

A música fez tanto sucesso, que a equipe de enfermagem da Maternidade quis tirar foto com os Doutores-cantores.

E assim, cansados porém felizes, os Doutores encerram a visita natalina.


Na recepção, parada para informar aos funcionários
Andando na linha
Parentes de bolinhas
Autorização dada
As bolhas mágicas



sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Plantão 19/12/2012: Hospital Nossa Senhora das Graças

Bora pro plantão Doutoras??

Siiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmm.... E lá fomos nós: Sara, Pituxa e a 'cabide' Lola.

Na recepção, um acolhimento básico com a Neura, nosso agente acolhedor. Hummmm... booooooommmm!!!!

Uma aula super mega hiper importante aconteceu na UTI Neonatal com a fisio Viviane e a enfermeira Camila: a dieta parenteral é óóótima para o cabelo. Disseram que o cabelo fica ‘flopty”! Como assim?

Isso mesmo,é só fazer banho de creme com esta dieta que o cabelo fica maciiiiiiooooo. Resultado: as três Doutoras na fila de espera das sobras da dieta. Até a nutricionista Kelly (aquela de encher os olhos!!) entrou na lista, mas depois das Doutoras, é claro!!!

O encontro com o Francisco foi bem bacana. Ele não queria saber de fazer pipi. E precisava fazer para poder ir embora. Dra. Pituxa colocou sua fita métrica em ação, enchia o copo com uns centímetros de água e o Francisco bebia, aí a Doutora media para saber se a água ia pra barriga ou pro pé. A Dra. Sara achava que ia para o pé. Mais 4 cm de água e mais uma medição. Confirmado: a água ia mesmo pra barriga do Francisco. Ele, todo empolgado, depois da mágica com a bolhinha de sabão, mostrou como se equilibra um carro na cabeça. Uaaauuu!!!! E, depois do encontro com a gatinha Maria Júlia, que tomava um banhinho de luz toda charmosa, com direito a sessão de fotos com a mamãe Janaina, uma ótima notícia. Francisco fez pipi!! E estava de malas prontas para ir pra casa. Oba!!!

Dá-lhe bolhinhas
Descobrimos o Adryel com o cabelinho igual ao do Neymar, mas tinha o sorriso mais gostoso do mundo!! Delícia!!

A Duda, uma menininha linda de covinha na bochecha esquerda, nos deixou preocupados. Sabiam que, além do chulé de 15,5 cm, ela fecha os olhos quando dorme? E que também mexe os pés quando anda?? Pois é!! Um caso para ser estudado!!

Um outra notícia boa foi com o Carlos, tava passando bem. Dra. Sara gostou tanto que resolveu deixar uma trouxa de roupa pra ele passar pra ela quando saísse do hospital!

Bolhinhas de sabão para o Miguel e para o Davi que, adoraram!!! É a mágica das bolhinhas!!

E, antes do plantão terminar, uma foto 'casual', com olhar para o 'além' com a Tamires e as Doutoras. Sara e Lola. Bem 'casual' esta foto mesmo, hein, Doutoras?!

Plantão terminado. Difícil mesmo vai ser acordar a Dra. Sara Cutículas. Tem coisas que ela aprende ráááápido. Ei, Doutora, acorda, é hora de voltar pra casa a bordo do incrível Fuscalhaço. Bora?

Até a próxima, tchurminha!!!


Cabelo Flopty
Medindo a água
Namoradeira
O que tem aí?
Essa Doutora aprende rápido....




Patrulha recebe mais uma Homenagem

Dia 20 de dezembro de 2012, a Patrulha foi homenageada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural com o prêmio "Cidadão Amigo" pelo trabalho realizado nos hospitais.

A Patrulha vem agradecer pelo carinho e reconhecimento e dizer que nossas bochechinhas ficaram tão vermelhas quanto nossos narizes. É muito bem sentir o reconhecimento por um trabalho que acreditamos tanto! E acreditamos ainda mais quando vemos os resultados nos rostinhos das crianças, dos acompanhantes e da equipe do hospital.

A vocês, que acreditam no poder do nariz vermelho, e a vocês, crianças, que nos ensinam a cada "plantão", o nosso muuuuuuuuuuuuuito obrigado!! E, claro, um beijinho na ponta do nariz!!





terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Plantão 11/12/2012: BIOCOR


Mais um plantão fofo do casal lindo no Biocor... Ou seria plantão lindo do casal fofo? Hehehe
Bom... mais um plantão da Patrulha da Alegria em BH. Chegando no hospital, demos logo um “oi” para o Paulão da filmagem do elevador!

Estávamos lá na portaria conversando com o “folha”. O apelido dele é folha porque não tem cabelo. Ele falou que as “folhas da árvore” caíram. Não entendemos muito bem o que isso tem a ver com a careca... mas... deixa pra lá!

Dr. Leitão controlando uma bolinha de sabão
Enfim, a Roberta Acadêmica chegou para nos guiar pelos corredores opostos do hospital. Como assim corredores opostos? Calma, não precisa ficar pensativo, a gente explica. Lá no hospital é cheio de setas que ensinam a saída, mas não tem setas que ensinam a entrada. Então, quando a gente entra, as setas mandam sair! Daí, para não contrariarmos as setas, andamos de costas para elas!  Elas acham que estamos saindo, mas na verdade estamos é entrando... de costas! Entenderam??? Tudo bem, nós também não!

Na pediatria, Dra Clarabóia ficou de boca aberta com o sapato da médica fisioterapeuta que era um charme. Ela até quis trocar com Dra Clarabóia, mas a Doutora não aceitou a catira.
Quem chamou atenção de todos foi a Samira. Que gracinha gente! Apaixonou com Dr. Leitão, que logo tratou de fazer sua alta. Ficou brincando de esconde-esconde com ele.

Ao lado estava a Isadora, uma pequena faminta!  Sugava sua mamadeira com tanta força que até os médicos se espantaram com o tamanho da fome da pequena.

ATENÇÃO. Momento tenso no plantão!!!  Dr Leitão e Dra Clarabóia estavam lá medicando a Samira e a Isadora com muitas bolhinhas de sabão, quando, de repente, se adentra pela enfermaria, ele, o grande, nosso chefe querido, nada mais, nada menos que o Dr. Mário. Nossas pernas tremeram, nossas bocas secaram, nossas vistas se embaralharam quando ele bateu palmas e disse: “Muito obrigado por alegrar nossas crianças! O trabalho de vocês é muito bom!! Bom dia!  Bom dia!  Bom dia!!!”

Ufa! Que alivio! 

Continuamos nosso plantão lááááá no fundinho da pediatria. Estavam a Daiane e sua mãe que sofria de riso frouxo. Coitada! Olhava para Dra. Clarabóia e ria muito. Só de olhar, ela já ria, Dr. Leitão se encarregou de fazer a cirurgia do Riso Frouxo nela!

Outro pai sofrendo desse mal de riso frouxo pessoal! Acho que foi uma “pidimia” que rondava a pediatria.  Dr. Leitão teve que conter o pai do Pedro porque não parava de rir. E o Pedro só falava Ahhhmmmmmmmmmm!!!! Ahhhmmmmmmmmmm!!!! Ahhhhmmmmmmmmm!!!!

Ai ai! Foi um plantão tranqüilo, com uma “interocorrência” super, hiper, mega boa! Aprovação do Dr Mário! Ganhamos o dia, o mês... o ano!!!

Beijos! Até o próximo!


Achooooouuu
Dra. Clara dando um tapa na mãe da Samira...
um tapa no visual...rsrsrs
Pedro pai sendo contido pelo Dr. Leitão...
ele sofria do mal do riso frouxo
Dra. Clara com a Isadora e sua mamãe



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Plantão 08/12/2012: Hospital Nossa Senhora das Graças

Feriadoooo! Também é dia de plantão

E lá foram as Doutoras Jujuba Sputz e Sara Cutículas, acompanhadas do cabide Dra. Nina Alegretti pra mais um dia no Hospital Nossa Senhora das Graças! Dessa vez o Hospiutinho ficou descansando em casa, pois na quarta feira ele doou muito sangue no Hemominas e, de acordo com a Lei Federal 1075 de 27/03/1950, ele ganhou um dia de folga!

Na pediatria tinha baixinhos, mais baixinhos ainda e outros nem tão baixinhos... Mas todos com a mesma vontade: não estar ali! Por isso a missão das besteirologistas do dia foi de lembrar a esses pequeninos que, apesar da dor e incômodo, o hospital pode ser um ambiente bem legal! E fizeram isso espalhando bolinhas de sabão pelos quartos, cantando pros bebês, procurando os palhaços que os acompanhantes insistem em falar que estão vendo (mas elas nunca viram esses seres iluminados por lá... parece que quando as Doutoras chegam, esses palhaços vão embora). Mistério!

E vocês acham que elas só atenderam os pacientes? Claro que não,  essas Doutoras não deixam ninguém de fora! É um tal de ajudar o Renato a olhar crachá na portaria, limpar a sujeira com a Tia Edna, mandar sedex pela  Ana, tirar um dedinho de prosa com as mamães e vovós! Isso é o verdadeiro sentido de fazer um trabalho multidisciplinar!

Crianças todas atendidas, passadinha no repouso médico para um café e hora de voltar pra casa a bordo do Fuscalhaço, sem esquecer, é claro, de passar o plantão pra quem ficou! Toma que é seu!

Dra. Sara Cutículas, Tia Edna e a cabide Dra. Nina Alegretti
É um tal de ajudar o Renato a olhar crachá na portaria





quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Doação de alegria e doação de sangue

Doação dupla: doação de alegria e doação de sangue.

E o sangue das patrulheiras é vermelhinho, vermelhinho, tal e qual o nariz!!! E sabem quem mais doou?? O hospiutinho!!! hehehe. Afinal, mascote que é mascote também veste a camisa da Patrulha!!

Aiiiiii....
Hospiutinho
Dando aquela força...
Chique para esperar o papai noel
Papai noel chegou!


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Plantão com Doutor importado

Se tem plantão no sábado, tem palhaço no hospital!

E dessa vez recebemos a visita de um ilustre palhaço, Dr. Milho, de Jundiaí interior de São Paulo. Integrante do grupo Caminho da Alegria, veio a Sete Lagoas fazer curso com a mestra em Clown, Wendy Ramos, diretora do Bola Roja em Lima, Peru. Dessa maneira, foi possível interagir grupos distintos de palhaços no HNSG. O Dr.Milho (Caminhos da Alegria) acompanhado pelos palhaços da Patrulha da Alegria (Dra. Ana Minesi, Dr. Sô Riso e nossa Cabide Dra. Chá Peuzinho). O Dr. Milho além de contribuir com seus ensinamentos também viu de perto o trabalho da Patrulha da Alegria. Pena que já no primeiro quarto o Dr.Milho casou-se logo com a Dra. Ana Minesi e como diz o ditado:" Casado com Fé, Marido e Muié"; os laços matrimoniais foram feitos com ajuda dos outros Doutores como testemunhas e dos pequeninos pacientes Isac e Juan!

Já no outros quartos medimos o sorriso do Super Kerlon com seu sorriso super, super gigante! Ah a princesa Laura... Não tem como esquecer sua meiguice e doçura, o Dr. Sô Riso levou o sapatinho de princesa pra ela, mas não coube nos pezinhos! Ele esqueceu que a Laura cresce rapidamente e o número do sapatinho era pequeno!

Ainda foi possível levar a mensagem para linda Manu na UTI Neo, mensagem da mamãe Simone.

Dr. Milho de Jundiaí espertinho, fez massagem capilar para as meninas da Uti Neo que estavam usando tocas para o banho de creme capilar usual delas! Enquanto isso, as Dras. Ana Minesi e Chá Peuzinho também ajudavam na massagem capilar e na aula de anatomia do Dr. Milho! Depois, já nos finalmentes do Plantão, levamos o Dr. Milho de Jundiaí para conhecer o andar Rosa do hospital e lá deparamos com um casal que saía da Maternidade e foram acompanhados pelos doutores com uma Serenata até o roll de entrada do hospital! E por hoje é só pessoal!

Obs.: A Dra. Ana Minesi dirigiu o Fuscalhaço pela primeira vez! Quanta emoção.

Dr. Milho e Dr. Sô Riso
Casamento
Medidor de sorriso
Massagem capilar




segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

10 de dezembro: Dia do Palhaço




quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Dr. Minguado desmascarado!!

Plantão agitado o dessa quarta-feira.

Na Linha
Ainda na recepção, a Dra. Pituxa resolveu por a Dra. Bubuca (cabide) para trabalhar e passou o plantão pra ela. Lá mesmo descobriram um moço que não parava de sorrir.

- Oi...

-Oi... hehehe

- Você est...

- Sim.. hehehe

- Você qu...

- hehehehe

E assim a anamnese não evoluiu em nada até eles perceberem o babador. Então era isso! Era o Paulo, papai do recém-nascido Thales, esposo da Simone, rindo à-toa com o filhote top de linha, afinal, eles o encomendaram com o opcional ‘furo no queixo’. Um charme! Tá bom, papai, pode mesmo rir à-toa, tá explicado!

E aí, eis que aparece um condutor para levar a Dra. Bubuca ao colo aconchegante da Neura, nossa agente acolhedor. Hummm... Chique, hein, Bubuca?

Bora trabalhar?

Seguindo (na linha, é claro) rumo à pediatria, eis que o Dr. Minguado começa a se gabar de saber fazer uma mágica maravilhosa! Desafio aceito. No quarto com as Emanuellys (duas, acreditam?) e com o Pedro Lucas, Dr. Minguado faz a água desaparecer do copo. Uau! Como foi isso?

Mesmo com a pulga atrás da orelha, seguimos com o plantão. A Larinha mostrou a boneca fada liinnnda, tinha escova de cabelo, sapato, creme de cabelo. Uma lindeza! Aí a Dra. Bubuca deu a ela uma bolsinha amarela para combinar com a asinha da fadinha. Ficou mesmo linda!

Uma passadinha para conhecer a Júlia, uma bonequinha. E os Doutores até ganharam lembrancinha, sabiam? Hummm, que emoção! Obrigada, Julinha, que seus dias sejam tão doces quanto aqueles chocolates! rs. A gente a-d-o-r-o-u!

E foi então que, no quarto da Laura, tudo foi esclarecido. Dr. Minguado chegou se exibindo de novo da mágica e as Doutoras Pituxa e Bubuca, doidas para saber como ele tinha feito, mas nada. Aí, a Laura descobriu! O Dr. Minguado estava era tomando a água! Arggghhhhhhhhhhhh..... Obrigada, Laurinha. Você, com seu sorriso gostoso, conseguiu desvendar o mistério e fazer o Dr. Minguado deixar de ser tão convencido... hehehe.

Indo embora, passamos para saber do 13°, gratificação, bonificação de natal... essas coisas. Mas... Alguém aí avisa ao SUSto que isso existe?!

Papai Paulo
Agente acolhedor
Mágica
Laura, nossa salvadora
Passando o plantão




quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Feliz Aprendizado

Intensidade. Emoção. Felicidade. Gratidão. Responsabilidade. Crescimento. Seriedade. Alegria...

Estas foram algumas das palavras dadas pelos alunos ao término do curso.Foram três dias intensos de aprendizado, com direito a "chuva" de emoção no último dia.

A Wendy, com vasta experiência na arte do palhaço (www.bolaroja.net), soube conduzir cada dinâmica com maestria. De sorriso aberto e olhos cândidos, trouxe doçura e rigidez, riso e choro, tudo ao mesmo tempo.

Agradecemos por esta mistura perfeita de conhecimento e sentimentos, na medida certa, em mais um passo na caminhada de ser um palhaço.




terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O filhotinho do Hospiutinho está em São Paulo

Foi um dia especial!! Dia de soltar a frang...quer dizer, o passarinho!! Isso mesmo, hoje foi o dia em que o filhotinho do Hospiutinho foi voar!! Dia dele ir para Piracicaba/SP se encontrar com o seu mais novo dono: Anderson Previatti, ganhador do "concurso cultural: Dê um nome para o passarinho da dra. Sara Cutículas".

Que ele tenha vida longa por lá e nos traga belas histórias das idas de seu dono ao hospital!!
Obrigada, Anderson, pela participação no concurso. Cuide bem do seu passarinho... hehehehe!



Nossa!! Quase esquecemos, olha que mensagem super mega fofa que o Anderson deixou no facebook da Patrulha.

É tanta coisa acontecendo ultimamente na minha vida, que cada dia que passa da mais medo de errar. Mas aos poucos vou aprendendo a corrigir isso. Para alguns isso é baboseira, para outros, aprendizado. Tive a oportunidade de conhecer o pessoal do Patrulha da Alegria a pouco tempo, onde trocamos algumas ideias e sugestões. Infelizmente perdi a oportunidade de conhece-los em São Paulo no evento dos Doutores da Alegria. Pois bem. Eis que convidei meu amigo "Dr. Pikininho" a participar do 'Concurso Cultural' para o nome do 'Passarinho Invisível' da Dra. Sara Cutículas. Como um novato na tal "Besteirologia" eis que dei minha singela agulhada ao nome do pequeno como "Hospiutinho". E hoje, com palavras escritas a próprio punho e uma carta deste grupo maravilhoso, recebo a gaiola do filhote "Hospiutinho Jr.", que será mais um personagem do SOS - Sorria ou Sorria! Essa é a importância em conhecer novos grupos, personagens, histórias, momentos, organização, métodos, abordagens e trocentas e uma mil "inutilidades" que agregam nossos personagens e nossos grupos.

Dra. Sara Cutícula, gostaria de agradecer a oportunidade em participar e ter uma pitada de histórias em suas abordagens vinda de uma ideia 'caipira'.

Parabéns a todos os Doutores do Patrulha da Alegria, que mesmo distante, e poucos momentos de conversas, conseguimos trocar informações que valham a pena para ambos.

Fica aqui um beijo do Dr. Pikininho, ou como quiserem, Anderson Previatti! Vocês são batimento cardíaco a milhão!






segunda-feira, 26 de novembro de 2012

2° Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospital

Aconteceu em São Paulo, nos dias 15 a 18 de novembro, o 2° Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospital. E a Patrulha da Alegria estava lá!!!

Representada pela Andréa Godinho, Érica Lopes e Vitória Botelho, a Patrulha segue sua linha de ser responsável na qualidade, na ética, na capacitação, na formação e na conscientização do refinamento deste trabalho, tão sério! Foram dias intensos de grandes experiências, de grandes encontros.

Encontros maravilhosos com Michael Christensen (Big Apple Circus Clown Care Unit), Wellington Nogueira (Doutores da Alegria), Sérgio Manberti (Rá Ti Bum), Yassuhiko Okay (Pediatra, assessor científico da FAPESP) entre outros grandes nomes. Todos na busca de uma excelência no cuidado ao paciente.
E, como bem disse Morgana Masseti: "a arte do palhaço contribui para a queda de barreiras e preconceitos, estabelece encontros e parcerias ao introduzir, entre pacientes e profissionais, uma ética que considera a alegria como um poderoso instrumento a ser empregado na reconquista de uma vida saudável".

Aos sempre mestres, o nosso muito obrigado por tanta generosidade em nos acolher.

Eliseu Pereira (Cirurgiões da Alegria)
Michael Christensen e Wellington Nogueira
Sérgio Mamberti
Soraia Saide (Doutores da Alegria)
Taís Ferrara (Doutores da Alegria)
Yassuhiko Okay