terça-feira, 28 de agosto de 2012

Patrulha é alvo de pesquisa!

Há algum tempo a Patrulha da Alegria recebeu a visita de um grupo de estudantes de Psicologia da PUC - Betim. Nossas amigas "psicóligas" estavam fazendo uma pesquisa sobre a "Arte do Clown no Ambiente Hospitalar" e precisavam identificar, refletir e analisar a atuação do palhaço no ambiente hospitalar, junto às crianças, pais e profissionais de saúde. Além do Hospital Nossa Senhora das Graças, aqui em Sete Lagoas, também o Hospital Regional de Betim foi alvo das análises.

Pois bem... pesquisa encerrada, trabalho apresentado e bimba!! Aprovado com louvor! Tanto é que foi indicado para o Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas - Betim.

Nós da Patrulha da Alegria ficamos muito orgulhosos com os resultados obtidos, que ressaltam ainda mais a certeza que temos acerca dos benefícios que a presença do palhaço traz ao ambiente hospitalar. Transcrevemos alguns trechos da pesquisa, onde os dados colhidos foram analisados qualitativamente e devidamente interpretados.

 


"Os dados analisados demonstram que, na opinião dos pais, a alteração de humor e comportamento das crianças é o resultado mais marcante do trabalho dos palhaços.

Em muitos casos, essas mudanças eram importantes, por que, crianças que estavam tristes e prostradas, tornaram-se mais ativas e animadas. Na opinião dos profissionais de saúde, o trabalho do clown muitas vezes se torna uma ferramenta de auxílio aos médicos e enfermeiros, porque as crianças apresentam melhor aceitação aos procedimentos médicos e respondem de forma melhor ao tratamento e à presença dos profissionais de saúde. Ao final da pesquisa foi possível identificar e perceber a eficácia da atuação dos grupos clown’s no tratamento das crianças hospitalizadas e se mostrando também uma ótima ferramenta a ser utilizada pelos psicólogos.
"

A ARTE DO CLOWN NO AMBIENTE HOSPITALAR

Ariane Santos SILVA; Clezia Mª Santana AZEVEDO; Dayane Maíra C. VIEIRA; Kerlen de Fátima SOARES; Marcia Lúcia da SILVA; Sandra Cristina BRANDÃO

Curso: Psicologia – PUC Minas -Betim
Orientador: Manoel DEUSDEDIT JÚNIOR (Mestre – Engenharia de Produção)
Instituto de Psicologia – PUC Minas /Betim


Às nossas amigas "psicóligas" uma beijoca! Estamos aqui torcendo pelo sucesso de vocês!




Nenhum comentário:

Postar um comentário