Evento marca o lançamento do Projeto Patrulha da Alegria Rumo ao Peru.
A Patrulha da Alegria, grupo de palhaços de hospital, existe desde 2005 com o objetivo de levar alegria e conforto a pessoas hospitalizadas. Nasceu pela iniciativa de setelagoanos e hoje, sete anos depois, consolidou-se como uma associação conhecida e muito respeitada! Durante esses anos, a Patrulha da Alegria fez vários cursos de capacitação e estreitou laços com instituições do Brasil e do mundo que também usam a arte do palhaço chamado hospitalar. E nessas interações, conheceu o Projeto Belén.
Belén está localizada na cidade de Iquitos, na Amazônia Peruana, e é um lugar com todas as carências possíveis: sem saneamento, as pessoas já se mostram vencidas e recorrem à violência e à exploração de outros (ou de si mesmo) para tentar sobreviver, as crianças têm poucos bons exemplos, as doenças fazem parte do cotidiano e a pobreza já comeu a esperança de quase todos.
Desde 2005, em todo mês de agosto, palhaços do mundo todo, organizados pelo BolaRoja e Gesundheit Institute, fundado por Patch Adams, chegam a Belén para pintar as casas, oferecer cursos para as crianças e adultos e criar projetos em gestão local, saúde ambiental, higiene e sustentabilidade. Se uniram a esse festival organizações e autoridades locais, Organização Panamericana de Saúde, autoridades da área de saúde, Universidade Peruana Cayetano Heredia e várias ONGs do mundo todo.
E a Patrulha da Alegria quer ver isso de perto! O objetivo em participar desse projeto é, além da troca de experiências com pessoas que fazem o mesmo trabalho em hospitais pelo mundo, implantar algo semelhante no Brasil, se possível, com a mesma participação e abrangência que o Projeto Belén tem hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário