Depois de muitas aventuras a Patrulha da Alegria está de volta ao Brasil!
Impactante, surpreendente, mágico! Vários são os adjetivos para definir a viagem que fizemos ao Peru e a participação no Festival de Belén.
Desde nosso embarque no Brasil, com toda aquela expectativa do que viria pela frente, até nosso retorno, felizes, cansados, transformados... Foram 18 dias, dois países, duas cidades muito distintas - Iquitos e Lima - e vários momentos de muita emoção. Ainda em Lima, o primeiro evento, quando os participantes são recebidos no belo edifício da Municipalidade, no bairro de Miraflores. Os primeiros sorrisos, as apresentações, as primeiras dinâmicas, o primeiro dos muitos momentos com Patch Adams, as amizades nascendo!
Pasacalle, quando os palhaços chegam a Belén! |
De Lima a Iquitos, na manhã seguinte, a emoção no voo da Fuerza Aerea Peruana, fretado exclusivamente para os participantes do Festival. A chegada a Iquitos, no coração da selva amazônica, quente, úmida e ansiosa pela presença dos palhaços!
Nada se compara à Pasacalle inicial, o desfile de abertura do evento, quando os palhaços chegam a Belén. O impacto da miséria, os odores da extrema pobreza e falta de mínima infraestrutura se diluíam frente à alegria dos sorrisos e braços abertos das crianças!! Nada se compara àqueles olhos brilhantes, alegria incontida, afeto tão esperado!! São milhares delas e todas veem ao encontro da passeata, para juntos, de mãos dadas, no colo, percorremos as ruas anunciando que a alegria chegou a Belén!! Hola, hola, somos los payasos!! Hola, hola, vamos a Belen!! A batida forte da percussão da murga argentina, se mistura ao compasso da Banda da Marinha de Guerra e aos sorrisos e acenos de todos!! Está aberto o Festival de Belén!
Pituxa radiante |
125 palhaços de várias partes do mundo como Austrália, Israel, Itália, Venezuela, Estados Unidos, México, Havaí, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e do Brasil, com muita honra, nós da Patrulha da Alegria!! Uma diversidade de linguagem, estilos, formas de atuação, porém com uma uniformidade de propósito: fazer de Belén um lugar mais alegre!
Patrulha da Alegria, Patch Adams, Wendy Ramos e amigos e vários países |
Oficina de brincadeiras |
Ao longo dos dias de intensa programação apresentamos quatro oficinas de brincadeiras e cantigas brasileiras, dois espetáculos e fizemos intervenções em creche, manicômio, penitenciária, albergue e hospital, além de atuarmos diretamente nas ruas. Uma grande experimentação das possibilidades de atuação do palhaço como agente de relação!
Espetáculo |
Oficina de brincadeiras e cantigas |
Rumo ao nosso espetáculo nas ruas de Belén |
Patch Adams |
E o que faz pessoas de lugares e vidas tão distintas se unirem em torno de um propósito? Segundo Patch Adams em uma de suas palestras para o grupo " o amor é a cola que une a todos"!! E quanto amor foi transmitido e recebido nestas dias! Quantas histórias pessoais foram vividas e quantas transformações se deram pela força desse sentimento! A transformação excede os limites de Belén e reverbera em cada um que participou deste
projeto. Impossível sair ileso!!
A todos que colaboraram para que este projeto acontecesse, nosso muito obrigado. Aos amigos que fizemos, nosso carinho e gratidão pelos momentos de partilha. À organização e ao staff o reconhecimento pela belo árduo e primoroso
trabalho. Às crianças de Belén, nosso maior agradecimento e respeito, não há abraço mais forte, olhares mais brilhantes e sorrisos mais generosos!!
Olhinhos mais brilhantes |
Sorriso mais doce! |