sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O Plantão desse último sábado foi pura diversão! Conseguimos arrancar sorrisos até mesmo de quem nem tinha dentinhos ainda! Hihihihi. Além disso, tivemos a ilustre estréia da Dra. Tatita, doutora muito eficiente que já parecia exercer a especialidade de besteirologia há anos!


A palhaçada já começou a todo vapor no primeiro quarto, onde as bolhas de sabão encantaram as crianças, que tentavam estourá-las uma a uma! Miguel virou profissional! Acertava as bolhinhas em pé, sentado, e até deitado!! João não ficou pra trás, dava até golpes de kung fu para estourar o máximo de bolhas. Quanta esperteza!

A caixinha de música da Dra. Risoleta é pura delicadeza, a musiquinha suave acalma os bebês, como no caso da Ester, e até emociona os pais. Puro amor!

Descobrimos que ouvir os batimentos cardíacos através do peito do pé é bem mais legal e eficiente, pois a energia do coração é tão grande, que transcende do estetoscópio para a Doutora e o corpo dela passa a fazer os movimentos que ela ouve! Além disso, quem encosta na Doutora, também recebe essa energia e começa a se movimentar na mesma sintonia! Foi um remelexo só, o que quer dizer que o coração do pequeno João estava bem alegre!!

Por falar em alegria, a Marcela foi a campeã das gargalhadas e se tornou assessora de figurino da Dra. Bitoca! Além disso, Marcela arrasou na dança e deixou as Dras. Tatita e Bitoca no chinelo, que vergonha doutoras... Impossível desempatar a votação de qual das duas dança pior! Que desastre!
A farra não terminou por aí, as girafinhas detectoras de bafo e cecê desmairam​ imediatamente, acusando que a Dra. Tatita não escova os dentes e que a Dra. Bitoca não lava as axilas!! Que vergonha doutoras! Além de não terem se higienizado corretamente, sofreram novamente empate no concurso de quem dança pior, ao belo som do violino da Dra. Risoleta!

Ao ir embora, na área externa do hospital, as maravilhosas funcionárias que estavam tomando um solzinho adoraram o nosso look, e nós, adoramos os abadás azuis delas! Todas de abadá, e disseram ainda que era do camarote, chique demais!! 

Finalmente, gostaríamos de fazer um agradecimento especial a funcionária do Biocor, Ana Paula Aquino, que com tanto carinho nos acompanha e nos acolhe. Beijo grande querida!!!

Thais Diniz e Brunna​  Moreira






quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Olá amiguinhos do peito, do coração, do nariz vermelho, do joelho, cotovelo... Bora pro plantão? 
No dia de hoje encontramos muitos “pacotinhos” lindos, inclusive que chegaram em dobro, pela dona cegonha. Como eles estavam descansando e se recuperando da longa viagem que enfrentaram (durante alguns meses), nos limitamos a cantar algumas canções para dar as boas vindas.
Também soltamos o “vírus” do amor por todos os ambientes pelos quais passamos, o qual não tem contra indicações e é muito contagioso...  Logo o seu efeito se fez visível, pois tinha gente com riso frouxo e sorriso no rosto, causando uma verdadeira epidemia da alegria.
Ainda soltamos muitas bolhinhas de sabão, que funcionavam como vitaminas para deixar os baixinhos mais fortes. E não é que deu certo?! Teve um amiguinho nosso que até conseguiu tombar o burrinho da dra. Ciba Lena com o seu sopro super potente, enquanto eu (dra. Dan dan) e a dra. Sininho ficávamos só nas nossas tentativas (fracas, por sinal).
Por falar em dra. Sininho, ela estava radiante com sua estreia como besteirologista oficial e produziu seus encantos com suas divertidas brincadeiras e seu pozinho mágico, que tinha o poder de livrar a dra. Ciba lena das paralisias que eu lhe causava quando lhe dava umas marteladas.
A dra. Ciba Lena estava muito empolgada com o seu telefone de “última geração” e fez várias tentativas de falar nele mas acredito que ele é mudo pois não o ouvi dar nenhuma resposta para ela ou então a ligação entre eles não estava tão boa. Será que o fio solto tem algo a ver com isso???
Bem amigos, nosso plantão chegou ao final.
Beijão no coração de vocês e na pontinha do nariz!

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” 

 


quinta-feira, 20 de agosto de 2015


O plantão dessa quarta-feira foi enfeitado com a estréia da Dra. Criola Preta, a doutora dos cílios longos e encantadores. Ao chegarem ao hospital os drs. Minguado, Kaduca e Criola viram muitas pessoas no mesmo ponto à espera de táxi, metrô, trem, avião, carrinho de picolé...rs. Como nenhum desses transportes chegava, foram todos no "licópitero" da dra. Kaduca. Pronto! Entregas feitas! Tudo resolvido!
  

Já dentro do hospital, o Dr. Minguado resolveu desinfetar-se. Foi um verdadeiro banho ecológico. Foi dada aula de etiqueta para a enfermeira aprender a entrar com classe no quarto dos pacientes. Dra. Criola ficou toda feliz porque a Gisely tinha covinhas como as dela. A dona Risadinha teve q tomar “injeção” de potássio cremoso e carboidrato para parar de rir, mas não adiantou. Rolou até selfie com os doutores.

Em outro quarto rolou a mímica e o idioma dançado. Muita risada foi dada. Legal mesmo foi a Dra. Criola conseguir ver os olhos lindos, cremosos e relaxantes da D. Hermilene, através dos óculos. Caso raríssimo!

Encontraram com o papai Daniel todo orgulhoso, marinheiro de primeira viagem, com o filho Pablo, um pacotinho, ops, pacotão com mais de 4 quilos. Foi comemorar dando " uma volta" no abençoado ‘licópitero’ com a doutora dos cílios longos. Tinha também no corredor a musa de Guilherme Arantes, a Joseli "Cheia de charme”.


Muitas mágicas, bolhinhas de sabão e vírus do amor foram distribuídos e eles se foram felizes da vida! Dever cumprido!!





Vai começar mais um plantão da Patrulha da Alegria!! Final de semana do Dia dos pais, mas as crianças ganham alegria também! Dra. Risoleta , Dra. Valentiana e Dra. Nana Banana a postos! No Hospital Biocor, começamos com muita animação nos corredores, andamos de costas até os quartos, para entrar no clima.

Primeiro, foi a vez dos bebezinhos de 20 dias a 7 meses e dos recentes papais e mamães. Brincamos com a Lara-toda-rosinha-Gabriela, que ficou quietinha no colo da mãe, enquanto escutava a caixinha de música. Em seguida, fomos até a cama do Heitor, que ficou quietinho e olhando curioso. O Davi estava dormindo. O Fernando, de 7 meses, ficou com os olhos vidrados nas doutoras e também amou a caixinha de música. Seu pai também entrou na brincadeira e aproveitou com o filho.

Hora de mudar de quarto, conhecemos o Dudu, 4 anos, super animado e pulante, já começou a rir no momento que as palhaças agarraram na porta ao entrar no quarto. A brincadeira da vez foi um concurso de careta que o Dudu ganhou fácil, com uma careta bem feia que deu até medo na Dra. Valentiana. Assim, o Dudu ganhou um aviãozinho de presente da Dra. que precisava de meia gota de gasolina, cortada na tesoura. Ele nos mostrou como faz um avião, cheio de rodopios e loopings, imitamos na hora! A Dra. Risoleta tocou várias musicas para ver o Dudu dançando com as palhaças, mas o danado só dançava quando a música acabava...

Na cama ao lado, estava o Victor, que dormia, mas acordou com a euforia das singelas palhaças. Mal levantou e já começou com um chorinho, que foi contido com muita alegria, várias bolhinhas de sabão e um Dudu serelepe estourando todas elas.

Depois de muita palhaçada e diversão, partimos para o próximo quarto, onde estava a Bruna, que já sentou na poltrona para ver o espetáculo e ganhou um nariz como a palhacinha linda que ela é.
Em maleta de palhaço e médico tem de tudo, e não é que a da Dra. tinha até mágica? A Dra. Nana Banana ficou passada quando todos aqueles dados apareceram de um grandão e a Dra. Valentiana pegou um ferro de passar roupa para passar a colega. No concurso de dança, a Bruna foi a jurada e teve que escolher quem dançava pior, que foi a Dra. Risoleta, claro. Mas no concurso de careta, a Ana Paula, psicóloga, escolheu a que a Bruna fez. A Dra. Risoleta resolveu então aplicar os seus vastos conhecimentos de besteirologia, olhando os batimentos cardíacos no peito do pé da Bruna. Eles estavam tão tão rápidos que fizeram as três médicas se mexerem.
Hora de dar tchau, mas na saída,  

​Dra Risoleta pegou uma carona e nós​ conhecemos várias pessoas no corredor. Como na vida de celebridade, pediram para tirar selfies e para voltarmos mais vezes. É claro que a gente volta, né, turminha?

Terminou, assim, mais um plantão da Patrulha da Alegria, mas voltamos depois!! Até daqui a pouco!!
Dra. Valentiana

Dra. Nana Banana





quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Esse sábado foi feriado em BH, mas não pra Dra. Rosinha, Dr. Banzé e o estimado porco Barnabé. Sim, o Barnabé estava de volta pra porcoterapia com lambidas de dedão. E a boa notícia: hospital vazio! Não que os besteirologistas não gostem de trabalhar, mas o Biocor é lugar de passagem pros pequenos e a gente fica feliz quando estão em casa.

Temos que confessar que os doutores ficaram um pouco confusos assim que entraram. Não sabiam se estavam numa casa de show, num castelo ou num zoológico. Isso porque as enfermeiras estavam desfilando abadás azuis super na moda. As mamães também vestiam azul, e as caras de sono denunciavam que houve muitos shows de madrugada. Mas aí começou a aparecer a realeza. Princesas, príncipes, rainhas e quartos reais. Até cavalo branco tinha na portaria, na mesma dieta de alface do Barnabé.

Continuando o plantão, apareceu a macacada... infestação de macacos no Biocor!! Tinha macaco em cima da cama, na cabeceira, nas roupas e até dando plantão. Banzé começou a ter alguns efeitos colaterais de primata que logo passaram. Andando pelo hospital, mais ursos, galinhas, coelhos e também... as onças!! Os doutores correram sérios riscos de serem atacados por tanta fofura da oncinha de colo. 

Depois de todas essas aventuras, Banzé aproveitou o descanso masculino e fez o quê? dDrmiu até babar... Rosinha ficou de fora, afinal era só pra homens. Saindo do hospital, cumpriram as normas de higiene e com muita bucha e sabão, tomaram o banho de sol junto a alguns pacientes na saída. Haja saúde pra tanta besteirologia!





segunda-feira, 17 de agosto de 2015


Muito bom dia!!! Que vida boa, ôôô que vida boa!!!! Como é bom poder ir ao Hospital colher sorrisos!!! Então vamos lá, Dra. Madalubi. “Ótimo Dr. Quito, estou muito animada!!!” 

Este plantão começou com muitos olhares carinhosos na rua, em frente ao hospital, na recepção e finalmente na sala de espera. Aquelas carinhas desanimadas logo ficaram interessadas e muitos sorrisos foram surgindo à medida que as trapalhadas iam acontecendo.
De cara já avistamos pessoas com touquinhas coloridas, muito bonitas: “eu quero, eu quero!” Dra. Madalubi até encontrou a fabricante das toucas e já encomendou a sua.
Chegamos à sala das enfermeiras e novamente fomos recebidos com muito carinho, nem é novidade mais. Aproveitamos uma enfermeira de riso frouxo para testar as piadas do Dr. Quito. Até aquelas sem graça fizeram a Ângela cair na gargalhada.  Sua empolgação foi tanta que colocamos um figurino fashion para aumentar a animação.

No dia em que conhecemos muitas Sofias, algumas com ph de Pharmácia, começamos com aquela que nos ajudou, e muito, com o seu lindo instrumento musical. E olha que ela tem apenas 2 aninhos. Estava tocando melhor que a Dra. Madalubi e seu pandeiro. Foi um verdadeiro show com repertório bem variado a gosto da linda Sofia. 

No quarto do Vítor e Miguel bolinhas de sabão é que fizeram sucesso, além de mágicas e muita cantoria. Difícil é fazer truques com a desconfiada mamãe do Vítor. Até as enfermeiras participaram.
Muitos recém-nascidos neste dia, dentre eles mais três Sofias, Sophias, enfim... uma delas chegou juntinho do irmãozinho Felipe. Bem que o Dr. Quito percebeu que havia mais criancinhas do que mamães no quarto. A turminha toda do mês de agosto igualzinho o Dr. Quito! As mamães vibraram com os truques e cantaram juntinho com a gente, mas bem baixinho. O Enzo e o Davi acompanharam tudo de pertinho.

Cantamos muito para o Léo que até dormiu depois de tanto tempo, será que ele ficou entediado? Conhecemos a Ludmila da cidade de Maravilhas, que estava há 3 meses no hospital e com muitas saudades dos quatro irmãozinhos, assim coma a mamãe. Mas a Ludmila preferiu as historinhas da Dra. Madalubi...

No finalzinho tivemos a alegria de conhecer a Maria Clara e o Samuel que participaram ativamente nas histórias, truques e músicas. O Samuel até se esqueceu de reclamar que a barriguinha estava doendo. Neste momento olha quem encontramos no hospital: a irmã da Dra. Rolinda. E a festa ficou ainda melhor!

Bem, conseguimos colocar um pouquinho de alegria num momento em que eles estavam precisando e recebemos tanto carinho que ficamos querendo cada dia mais estar lá juntinho deles.


Até o próximo plantão,
Dr. Quito e Dra. Madalubi





sábado, 15 de agosto de 2015

Mais um plantão se iniciou nesse dia lindo de sábado. Dia esse tão especial em que as Doutoras Tata Batata, Canjiquinha e Maria Chiquinha eram todo gás para visitar os pacientes do Hospital.


Maria Chiquinha chegou cedo para "trabaiá" e enquanto esperava a Doutora Tata e Canjiquinha se fez de estátua para que ninguém a visse. Nada fácil, já que antes de chegar foi ao salão para fazer um novo penteado, um "Rabo de Cavalo", e que por sinal ficou chique “Nurte".

Doutora Canjiquinha,vlogo na recepção,encontrou um "persoár" que estava a esperar para entrar, bateu um papinho e seguimos adiante.

Visitamos vários pacotinhos, conhecemos a Bela, uma princesa linda, de cachinhos dourados... Aaa que Amor!! Dona de um sorriso lindo!

Visitamos um apartamento em que fomos solicitadas, onde tinha uma vovó lindaaa! Toda derretida pelo neto e pela filha, lindas e muito agradáveis. Lá a Doutora canjiquinha "filosofou" sobre as principais causa das coisa hihihi, e também fez vários testes de "mIOLO mOLE"com o MioLoScÓpIO, esse teste é infalível!! E foi só alegria e muito riso!!

Na UTI Adulto, sempre somos recebidas com muito amor. Cantamos para um galerinha pra lá de especial, músicas dificílimas, com vários tons e com vários graus de dificuldade nas notas, aprendidas com vários meses de treinos!! Ufaa!                       

 A minha mãe,minha mãe,A minha mãe,minha mãe, é a........ Mulher do meu Pai!!
A minha Tia,minha Tia, A minha Tia,minha Tia. é........ A Irmã do meu Pai!!
India seus cabelos, India seus cabelos , Indiiiiaaaaa os seus cabelos 

Uma cantoria afinadíssima, digna de um grande concerto!!

E assim encerramos um lindo dia de trabalho, com gostinho de quero mais, e dever cumprido.


Beijos das Doutorgatas... kkkk








OLÁ AMIGOS DA ALEGRIA!
FOI COM MUITO CARINHO E AMOR EM NOSSO CORAÇÃO QUE INICIAMOS MAIS UM PLANTÃO NESTA MANHÃ QUE, POR SINAL (DE DEUS), ESTAVA LINDA E RADIANTE (CULPA DO SOL).
LOGO NA ENTRADA DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, NOS DEPARAMOS COM UM TRÂNSITO DE CADEIRANTES, QUE ESTAVAM SEM CINTO DE SEGURANÇA (PODE?!) E SEUS “DIRIGENTES” NÃO NOS APRESENTARAM SUA CARTEIRA DE MOTORISTA ESPECIAL...AFF!!!
CHEGANDO À PEDIATRIA, ENCONTRAMOS DOIS LINDOS MENINOS COM O MESMO NOME: KAUÃ. UM IDENTIFICAMOS QUE É AMIGO DA DRA. CHA PEUZINHO POIS ESTAVA USANDO UM AGASALHO COM CAPUZ VERMELHO. O NOSSO OUTRO AMIGUINHO ESTAVA MEIO TÍMIDO OU TÍMIDO E MEIO, MAS GOSTOU DAS BOLHINHAS DE SABÃO QUE SOLTAMOS... AFINAL, SÃO VITAMINAS MÁGICAS!
A DRA. RO LINDA É QUE ESTAVA TODA SORRIDENTE, POIS IRIA SER HOMENAGEADA COMO A “BESTEIROLOGISTA” DO MÊS E FOI ALVO DAS ATENÇÕES DE TODOS, NÃO APENAS PELO SEU PENTEADO INUSITADO, MAS POR CAUSA DE SUA MÃO ENFAIXADA. INCLUSIVE TIVE QUE SER SUA ASSISTENTE HOJE E PASSAR SEU JALECO (COM UM SUPER FERRO DE PASSAR ROUPAS), POIS ELA NÃO ESTAVA PASSANDO MUITO BEM. QUEM MANDOU ELA TENTAR INSTALAR UM OVO NO MONTE EVEREST, NÉ?? E AINDA SEM O EQUIPAMENTO NECESSÁRIO, NÃO É MESMO, DR. MINGUADO? MAS ELA FICOU TODA FELIZ PORQUE ENCONTROU ALGUNS “PARENTES” NO HOSPITAL, OS QUAIS TAMBÉM ESTAVAM USANDO UM “TREM” NA MÃO: O JONATHAN E A CLARICE, QUE ATÉ ACENARAM PARA TIRAR FOTO COM A NOSSA DRA. “AVENTUREIRA”.
POR FALAR EM AVENTURA, CONHECEMOS O MIGUEL, O MENINO DO “JURASSIC PARK”, QUE NOS MOSTROU SUA COLEÇÃO DE DINOSSAUROS E ADOROU AS BOLHINHAS DE SABÃO (OPS...VITAMINAS!) QUE SOLTAMOS, ASSIM COMO A CLARICE, E BATEU PALMAS COM OS PEZINHOS...UAI, COMO PODE ISSO? AGORA FIQUEI CONFUSA! HEHEHE
AH, NÃO PODEMOS DEIXAR DE FALAR DE UM GRANDE ACONTECIMENTO NO NOSSO DIA DE PLANTÃO: O REENCONTRO COM O DR. RONALDO, QUE APADRINHOU A PATRULHA, HÁ ANOS, COM MUITO CARINHO.
POR FIM, HOUVE UMA JUNTA MÉDICA PARA ACELERAR O TRATAMENTO DA MÃO DA DRA. RO LINDA PARA QUE ELA POSSA CONTINUAR SUAS AVENTURAS POR AÍ...MAS NADA TÃO RADICAL, HEIN, DRA.?!
BEM, TURMINHA, ESSE FOI O RELATÓRIO DO NOSSO ENCONTRO DE HOJE NO HNSG E ESPERAMOS QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO E SE DIVERTIDO NAS SUAS IMAGINAÇÕES.
ATÉ A PRÓXIMA, PESSOAL!
BEIJOS NA PONTINHA DO NARIZ!

DRA. DAN DAN









quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Atenção, atenção!!!! Dra. Dandan e Dr. Quito na área!!! Vai começar mais um plantão da Patrulha da Alegria!!! Neste início de agosto, o plantão é inédito com esta dupla do barulho!!! Este mês promete muitas emoções!!! 
Começamos bem animados nesta quarta feira do mês do vento!!! E ligeiros como um vento chegamos na pediatria, após muita farra na entrada do hospital, recepção, sala de espera e sala da enfermeiras... e depois de lavar as mãos, é claro!!!

Nosso primeiro cliente foi o pequeno Gabriel, que junto com a mamãe, curtiram bastante as musiquinhas desta dupla e as bolhinhas de sabão da Dra. Dandan. Já a Ana Beatriz estava dormindo o soninho dos anjinhos, então a musiquinha foi para a mamãe. Mas acho que a Aninha até sonhou com as vozes afinadíssimas dos patrulheiros.
A Cecília prestou muita atenção na dancinha dos dois e a Sara parou de chorar para prestigiar a historinha mágica da princesa Sara, onde o rei foi preso pela bruxinha feiticeira, mas o fado madrinho, isso mesmo, fado madrinho, ajudou a princesa Sara que, num passe de mágica, logo soltou o querido rei da prisão. Ainda deu tempo da Sara fazer um grande dado se transformar em vários dadinhos coloridos bem na frente de todo mundo. Como se faz isso Sara?!!!!
Foi um dia de conhecer vários bebezinhos, num mesmo quarto encontramos a Ana Sophia, o João Gabriel, a Maria Luiza e o Miguel. Todos eles muito lindinhos e todos gostaram muito das musiquinhas dos patrulheiros. Alguns que não estavam dormindo caíram no sono com as músicas de ninar, não é mesmo Maria Luiza?
O Vítor e a Sofia foram mais uma dupla de criancinhas que ficaram muito satisfeitas com nossa presença, que coisa boa!!!
No quarto do Bruninho a mamãe e a titia participaram pra valer do show de músicas que rolou! Quase que não fomos embora de tanto que ele gostou... gastamos todo o nosso repertório e ainda repetimos.... que beleza!
Ainda deu tempo de visitar mais um bebê que estava dormindo, então foram a mamãe e a vovó que aproveitaram a festa.
Indo embora,  muitas brincadeiras com todos no corredor, mais brincadeiras na sala de espera, com os porteiros e então: voltamos! Isso mesmo, fomos convidados por uma gentil senhora para visitar o marido dela na UTI. E depois das devidas autorizações, conhecemos o Sr. Carlos que ficou muito feliz com nossa presença...
E assim terminou mais um plantão da Patrulha, com gostinho de quero mais e custando esperar até sábado para o próximo... mas vai passar logo!!!
Um grande abraço e até lá...
Dra. Dandan

Dr. Quito








domingo, 2 de agosto de 2015

Amanheceu um dia lindo! E o calor aumenta quando lembramos que hoje é dia de plantão no Hospital Nossa Senhora das Graças. Delícia!!!
Chegamos às 8:30h e uma junta médica se formou na porta do hospital: Dr. Sô Riso, Dr. Sorrindo, Dra Ana Minese, Dra Rolinda e Dr. Minguado Freso.

 No ponto de ônibus, havia poucas pessoas que iriam viajar para Paracatu. Resolvemos ir pra lá também e sentamos para esperar. Como o ônibus estava demorando demais e fomos a pé mesmo. 

No caminho, encontramos alguns colegas e os convidamos para participar conosco de um parto atravessado que iríamos fazer. Para nossa surpresa, o Hospital Nossa Senhora das Graças agora tem “cartório”. Dr. Minguado Freso e os demais doutores começaram uma discussão para saber se o cartório era pra fazer “cartazes ou colocar cartas”. Algumas enfermeiras nos disseram que era pra fazer ”cartão de crédito”. Será? A dúvida continuou e a caminhada dos doutores também.
Encontramos a enfermeira que cantava um linda música mais ou menos assim: “Não vivo mais um minuto sem você”. Dr Minguado ficou apaixonado. Dr. Minguado foi sentindo um trem... rs
Dra Ana Minese, para nossa surpresa, é “cartomante”. Lê cartas muito bem. Ela fez o curso na Europa. Colocou cartas para algumas enfermeiras e elas estremeceram, afinal,  as cartas da Doutora não mentem. Mostram a verdade nua e crua. Mais adiante colocou cartas para algumas pessoas que encontramos. Tinha gente no hospital que era” jacaroa” e até um casal de “leões”(Wanderson e Valquiria) e a gente nem sabia. Benditas cartas!
Um susto: encontramos uma “mulher bomba” em um dos quartos da pediatria. Adormecida, segurava um objeto que custamos a identificar. Achamos que era uma bomba, mas logo depois a junta médica identificou o objeto que era uma mamadeira. Ufa! Que alívio.
No quarto da Victoria, Dr Minguado Freso fez mágica com o “dinheiro que desaparece”. Victoria e seus pais ficaram encantados com o poder mágico do doutor que foi assessorado pelos drs. Sorrindo e Rolinda.
Hora de ir embora.  Dever cumprido.