sábado, 24 de janeiro de 2015


O dia amanheceu lindo e, com ele, mais um plantão da Patrulha. Obaaa!!!
E assim, surge nas ruas de Sete Lagoas a ‘bulancinha’ mais charmosa da cidade, o digníssimo Fuscalhaço (sim, pessoal, ele apareceu. O Dr. Quito é que tinha inventado de tirar uma sonequinha dentro dele e perdeu a hora. Pode isso??). E, dentro dele, o Dr Minguado com sua elegante maleta, a Dr Kaduca que mudou seu penteado porque o outro fazia com que ela perdesse a memória (o que não adiantou nada! Continuou meio caduca) e Dr. Muriçoca dirigindo pela primeira vez o potente Fuscalhaço (escondam os postessss).

Chegando ao Hospital, os doutores logo começaram as consultas, na sala de espera mesmo, era a paciente Eliana que estava com um seriíssimo caso de riso frouxo. Após muito trabalho conseguimos amenizar a situação.

Em um quarto tinha um garotinho chamado Marcos Paulo que, no início tímido, foi só soprar bolhas de sabão que ele ficou tão empolgado que quis soprar também. 

Como estava calor demaaaaaiiissss, o Dr Muriçoca ensinou a dança da chuva (Adivinhem se choveu!! Mas não tem problema, choveu sorrisos, e isso é o que importa, não é?)

E foi assim que terminou mais um plantão.  Um grande abraço a todos. 


Dr. Muriçoca


 










terça-feira, 20 de janeiro de 2015


Atenção! Atenção! Alerta máximo! 
O Dr. Quito sumiu... e o Fuscalhaço também! Será que eles foram se refrescar na praia ou foram fazer alguma consulta de emergência?


A Dra. Canjiquinha acordou ansiosa para fazer seu primeiro plantão na companhia do Dr. Fulano.
E lá fomos nós, (sem o nosso companheiro de plantões, o Fuscalhaço, snif) prontos para atender a todas as consultas neurobesteirológicas do dia.

Mas parece que estava todo mundo de férias: os vírus, as bactérias e os pacientes.
A pediatria estava deserta, apenas alguns recém-nascidos querendo tirar uma soneca, e é claro que a gente não ia atrapalhar, né?


O Dr. Fulano estava tão animado que resolveu consultar as mamães, mas elas também não queriam nada, estavam todas no SPA, 'sparramadas' na cama descansando.

A gente procurou serviço no hospital todo, até na lanchonete!
E, por falta de sensacionalismo, este relatório foi escrito a lápis, e a borracha veio e apagou quase tudo!


Felizes com a saúde das crianças, voltamos pra casa descansados, e aguardamos um novo plantão juntos, já que esse não deu nem pro cheiro!


Dra Canjiquinha e Dr Fulano de Tal





segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

O ano de 2015 começou animado!!! Este foi o primeiro plantão do fuscalhaço em 2015! Também foi o primeiro plantão dos doutores Madalubi, Girassol e Quito.
Antes de chegarmos à porta do hospital, em frente ao ponto de táxi, já começamos nosso atendimento: a paciente foi a pequena Maria Eduarda, que pensamos se chamar Hello Kity, mas era  o estilo dela. Depois de um bom bate papo com a Duda e sua família, seguimos para o hospital.

Pouca gente na entrada, muita gente na sala de espera. E todos gostaram da nossa chegada triunfal: principalmente um senhor todo remendado que foi logo avisando: estou com medo da cirurgia que vou fazer. Prontamente a Dra. Girassol apresentou sua engenhoca que servia para tirar o medo das pessoas. E ainda coletou este medo para análises posteriores! Essa tecnologia... Depois disso ele ficou rindo à toa, principalmente depois das mágicas da Dra. Madalubi.

Chegando à pediatria, do corredor avistamos uma novidade: o que era aquilo? Um novo quarto? Uma nova sala? Um novo refeitório? Nããããõoooooo!!! Era simplesmente o lugar mais divertido e atrativo do hospital: a nova brinquedoteca com um punhado de coisas legais. E quem nos apresentou foi o Caian que estava se divertindo junto com a mamãe. A Dra. Madalubi bem que tentou convencê-lo a ceder o cavalinho amarelo, mas não teve jeito. Em compensação, a Dra. Girassol foi conhecer por dentro a casinha de brinquedo, com o risco de ficar entalada.

No quarto do pequeno Miguel, muitas musiquinhas fizeram sucesso, mas principalmente aquela do sabiá... será que é porque ele mora na cidade de Papagaios? A mamãe também ficou muito feliz. No mesmo quarto estava o Victor Lucca, dormindo, dormindo... Acho que as musiquinhas prolongaram seu sono.

No quarto em frente estava a pequena Diulyfer com a mamãe. O máximo que conseguimos fazer foi soltar bolinhas de sabão da porta, porque ela não estava para brincadeiras.

Assim que chegamos ao quarto do Pedro, que mora em Paineiras, próximo a Abaeté, a mamãe disse que ele já estava alerta por causa das musiquinhas que ouvia de longe. Apesar de estar muito ocupado com a mamadeira, gostou muito quando cantamos especialmente para ele.

Já tínhamos conhecido o Kauã no corredor e ele se mostrou muito conversado com os doutores. Depois o encontramos em seu quarto com o papai e a mamãe, Ah, tinha também o homem aranha. A Dra. Madalubi contou a história do rei que morava no castelo e foi preso pela bruxa má, mas com os
poderes do príncipe Kauã o rei foi misteriosamente libertado e apareceu no castelo para a surpresa de todos.

Quando chegamos para visitar os recém-nascidos conhecemos o Vitor Gabriel e o Miguel com mães e pais orgulhosos. Já começamos recebendo a seguinte recomendação da mãe do Miguel: não posso rir por causa dos pontos. Baseados nessa difícil missão, o Dr. Quito disse para ela ficar tranquila, porque o que íamos fazer não tinha graça nenhuma: tratava-se da mágica da Dra. Madalubi e do poder da mente do Dr. Quito! Depois da Dra. Girassol medir o nível de desconfiança de todos os presentes, o Dr. Quito conseguiu colocar na cabeça da mais desconfiada a palavra que acabara de escrever no papel e ouvimos um sonoro ohhhhhh! Que se repetiu quando a Dra. Madalubi terminou sua mágica. Dever cumprido, ou quase, porque não teve jeito de evitar as risadas, glup...

Na UTI conhecemos o famoso Artur após recepção calorosa das enfermeiras com direito a brincadeiras e sorrisos. Cantamos para o pequeno Artur que gostou muito das musiquinhas segundo os zelosos pais, acalmando-o a ponto de parar de chorar.

Na sala de espera da maternidade encontramos gente chorando e ficamos felizes porque quando saímos estavam todos sorrindo. Que coisa boa é ser palhaço, quer dizer, doutores!! rs

Na saída do hospital conhecemos mais crianças, e então, mais brincadeiras, histórias, mágicas, risadas, alegrias e até beijos de um senhor que se apaixonou pela Dra. Girassol. Awnn, o amor é lindo!! 

Que em 2015 tenhamos todos excelentes plantões, um grande abraço e até o próximo...

Dra. Madalubi
Dra. Girassol
Dr. Quito










domingo, 11 de janeiro de 2015


O primeiro plantão de 2015 já começou diferente: Estava fazendo um calorão de rachar côco. A Dra Dan Dan, a Dra Tata Batata e a Dra Canjiquinha fizeram uma reunião besteirológica de urgência e decidiram dar folga pro Fuscalhaço. Tadinho, todo fresquinho na garagem, ficamos com pena de incomodar.

E lá fomos nós, brincan...ops, consultando todos que cruzavam o nosso caminho.Logo na portaria do hospital tivemos uma surpresa: conhecemos a recepcionista que é apaixonada pelo Incrível Hulk... ela trazia pendurado no pescoço um coração verdinho de amor.


Na sala de espera tinha uma senhorita dormindo, a gente começou a cantar uma serenata e ela logo acordou toda serelepe, tirando fotos da gente e nos chamando de palhaças lindas. Palhaças?? Será que ela estava sonhando?

No posto de enfermagem, mais uma surpresa boa: As crianças estão cada vez mais saudáveis! Os pais estão cada vez mais felizes! A pediatria está cada vez mais vazia. Ô coisa boa é criança com saúde, né? Tinha fila de gente recebendo alta, indo pra casa, e só sobrou meia dúzia de crianças pra gente consultar.

A diversão continuou na brinquedoteca: A Dra Dan Dan ficou encantada, ela teve infância sim, só não teve uma casinha dessas, fez até pose de namoradeira. E o plantão continuou animado: A Laís, o Christian e o Luan se divertiram muito com as bolinhas de sabão. O Rafael estava tão ocupado assistindo filme de cinema que nem deu confiança pra gente... snif! No quarto da Yasmin tinha até artista, o Sílvio Santos, ele brincou com todo mundo e fez aquela famosa pergunta: Quem quer dinheiro??? A gente até quis, afinal o SUSTO não anda pagando em dia!! O Mateus tirava uma deliciosa soneca enquanto as doutoras cantavam cantigas de ninar.

Cumprida a nossa missão, é hora de voltar pra casa. Até peguei um táxi, mas ele não quis sair do lugar, então resolvi pegar carona com a Dra Dan Dan, aquela que é maluca por doce de pequi!
Beijinhos na ponta do nariz e até a próxima diversão... quer dizer próximo plantão!
 
Dra. Canjiquinha




segunda-feira, 5 de janeiro de 2015


“O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores” (Mário Quintana)



Dia 24 de dezembro, uma data muito especial não apenas por ser véspera de Natal, mas também por ser mais um dia de plantão (e plantinhas) da Patrulha da Alegria no Hospital Nossa Senhora das Graças. 

Lá estavam os doutores em besteirologia levando seus sorrisos, caretas, trapalhadas, canções, truques (teve até apresentação de mágica e um super malabarismo, digno do Cirque de Soleil) e muitas outras diversões. 

Visitamos, além da pediatria, o setor de oncologia, de hemodiálise, além de diversos quartos e áreas do Hospital pois, como estávamos em mutirão, a turminha dos doutores foi dividida em duas equipes e pudemos nos divertir bastante. 

O retorno que tivemos dos pacientes, acompanhantes, funcionários - em forma de um olhar carinhoso, um sorriso, uma gargalhada, uma piscadela, lágrimas nos olhos – foi muito emocionante e gratificante. Vivenciamos um turbilhão de sensações e são elas que nos motivam a continuar nossa caminhada nesse universo maravilhoso de encantamento, desafios, mistério, acalento, buscando sempre levar para todos  muita energia positiva e alegrias.

Até o próximo plantão, 

Dra. Dan Dan

Artistas do amor
Filomena Amoroso

Eles, os artistas do amor, os príncipes da alegria, nunca saem de moda. Entram novos personagens, desaparecem muitos, porém ele, o palhaço, permanece eternamente em nossos corações. O seu riso é a nossa alegria, sua lágrima é o nosso desafio, porque nos faz refletir sobre dor, alegria, amor... Ah, palhaço, não dá pra viver sem você!








quinta-feira, 1 de janeiro de 2015



No dia 13 de dezembro de 2014 o dia amanheceu diferente. As emoções estavam fazendo um turbilhão dentro de mim, pois naquele dia eu me tornaria oficialmente a dra. Sapituca. Acordei cedo para me preparar e às 8:30 eu já estava pronta. Dr. Fulano, a meu ver, estava demorando muito a chegar e eu já não conseguia conter a minha ansiedade, até que às 9:20 ele chegou. Buscamos a dra. Poliglota e a equipe finalmente ficou completa.


Chegamos ao hospital por volta das 9:50 e já começamos a nossa aventura ali mesmo na recepção. Conversamos com um casal que se mostrou muito receptivo e interessado em nós. Brincamos por alguns minutos e seguimos em frente, hospital a dentro. Passamos primeiro pela sala de espera, onde brincamos e conversamos muito com aqueles que estavam ali sentados. Pediram para nos fotografar e também tiramos fotos com alguns daqueles.

Em seguida seguimos em direção à pediatria que, naquele dia, estava bastante vazias. Conhecemos o Salomão e a Ester nos corredores da pediatria. Brincamos muito, fizemos bolinhas de sabão e até tiramos fotos.

Em um dos quartos conhecemos o Matheus. Tocamos gaita e até cantamos música sertaneja, pois era o seu gênero preferido. Em outro quarto conhecemos a Sofia e várias mães. Sopramos bolinhas de sabão, mostramos a flor do dr. Fulano e até dançamos. Fomos no quarto da Louise, mas fizemos a festa mesmo com a família dela que estava lá. Fizemos mágica, conversamos e mais uma vez dr. Fulano fez a festa mostrando sua flor. 




Saindo dali, fomos passear na UTI neonatal onde conhecemos várias outras crianças. 
Depois, fomos ao 7º andar visitar alguns pacientes que estavam ali. Eles ficaram muito felizes e satisfeitos ao nos verem lá. Tiramos fotos com a Sra. Nilda e a dra. Sapituca aproveitou o momento para relaxar na cadeira do acompanhante. 

  



Naquele mesmo andar, visitamos um senhor que estava sozinho no quarto. Aquela realmente foi a cena que mais me impactou durante aquela manhã de visita. Dr. Fulano tocou musica na caixinha de musica e o senhor nos mandou beijos. 

Visitamos também a maternidade onde conhecemos o Gustavo. Fizemos mágicas pra ele e algumas brincadeiras. Várias mães ali presentes adoraram nossa visita. 

Por último, visitamos a sala de observação. Ali fizemos vários diagnósticos e promovemos várias risadas.

Essa foi a nossa manhã daquele dia. Meu coração voltou bem diferente. E agora estou bastante ansiosa pela minha próxima visita!

Beijinho na ponta do nariz, 

Dra. Sapituca