terça-feira, 27 de agosto de 2013

Festival de Belén, o amor é a cola que une a todos!!



Depois de  muitas aventuras a Patrulha da Alegria está de volta ao Brasil!
Impactante, surpreendente, mágico! Vários são os adjetivos para definir a viagem que fizemos ao Peru e a participação no Festival de Belén.

Desde nosso embarque no Brasil, com toda aquela expectativa do que viria pela frente, até nosso retorno, felizes, cansados, transformados... Foram 18 dias, dois países, duas cidades muito distintas - Iquitos e Lima - e vários momentos de muita emoção. Ainda em Lima, o primeiro evento, quando os participantes são recebidos no belo edifício da Municipalidade, no  bairro de Miraflores. Os primeiros sorrisos, as apresentações, as primeiras dinâmicas, o primeiro dos muitos momentos com Patch Adams, as amizades nascendo! 

Pasacalle, quando os palhaços chegam a Belén!

De Lima a Iquitos, na manhã seguinte, a emoção no voo da Fuerza Aerea Peruana, fretado exclusivamente para os participantes do Festival. A chegada a Iquitos, no coração da selva amazônica, quente, úmida e ansiosa pela presença dos palhaços!


Nada se compara à Pasacalle inicial, o desfile de abertura do evento, quando os palhaços chegam a Belén. O impacto da miséria, os odores da extrema pobreza e falta de mínima infraestrutura se diluíam frente à alegria dos sorrisos e braços abertos das crianças!! Nada se compara àqueles olhos brilhantes, alegria incontida, afeto tão esperado!! São milhares delas e todas veem ao encontro da passeata, para juntos, de mãos dadas, no colo, percorremos as ruas anunciando que a alegria chegou  a Belén!! Hola, hola, somos los payasos!! Hola, hola, vamos a Belen!! A batida forte da percussão da murga argentina, se mistura ao compasso da Banda da Marinha de Guerra e aos sorrisos e acenos de todos!! Está aberto o Festival de Belén!


Pituxa radiante
125 palhaços de várias partes do mundo como Austrália, Israel, Itália, Venezuela, Estados Unidos, México, Havaí, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e do Brasil, com muita honra, nós da Patrulha da Alegria!! Uma diversidade de linguagem,  estilos, formas de atuação,  porém com uma uniformidade de propósito: fazer de Belén um lugar mais alegre!


Patrulha da Alegria, Patch Adams, Wendy Ramos e amigos e vários países


Oficina de brincadeiras



Ao longo dos dias de intensa programação apresentamos quatro oficinas de brincadeiras e cantigas brasileiras, dois espetáculos e fizemos intervenções em creche, manicômio, penitenciária, albergue e hospital, além de atuarmos diretamente nas ruas.  Uma grande experimentação das possibilidades de atuação do palhaço como agente de relação! 



Espetáculo

Oficina de brincadeiras e cantigas
Rumo ao nosso espetáculo nas ruas de Belén

Patch Adams



E o que faz pessoas de lugares e vidas tão distintas se unirem em torno de um propósito? Segundo Patch Adams em uma de suas palestras para o grupo " o amor é a cola que une a todos"!! E quanto amor foi transmitido e recebido nestas dias! Quantas histórias pessoais foram vividas e quantas transformações se deram pela força desse sentimento! A transformação excede os limites de Belén e reverbera em cada um que participou deste 
projeto. Impossível sair ileso!! 



A todos que colaboraram para que este projeto acontecesse, nosso muito obrigado. Aos amigos que fizemos, nosso carinho e gratidão pelos momentos de partilha. À organização e ao staff o reconhecimento pela belo árduo e primoroso 
trabalho. Às crianças de Belén, nosso maior agradecimento e respeito, não há abraço mais forte, olhares mais brilhantes e sorrisos mais generosos!!


Olhinhos mais brilhantes

Sorriso mais doce!




 Fotos: Lipe Borges


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Plantão com os Doutores Tata Batata e Cabireca!

Sábado de um belo sol em Sete Lagoas e advinham o que melhor para se fazer:  tomar aquele 

banho gostoso,vestir aquela roupa especial e... ir para mais um plantão no Hospital Nossa 

Senhora das Graças, desta vez com os Cabides, aspirantes a Doutores, Tata Batata e Doutor 

Cabireca.

Encontramos a Maria Isabel uma garotinha espertíssima de belos cachinhos cor de ouro bem 

parecidos com os de um anjinho. Doutor Cabireca, que não é nada bobo, logo a pediu uma 

carona em seu lindo patinete. E a primeira pergunta foi: “Está habilitada para direção 

deste patinete”?  Esperto esse Doutor, viu!!.

Outra linda paciente foi a THAIS, que seguiu direitinho às instruções médicas quanto à 

distribuição de vitaminas, tomou todas as recomentadas. Menina disciplinada,  

descobriu que são mágicas e fazem milagres!

Assim  me despeço. Super, hiper, mega, power feliz por mais um lindo plantão.

Beijos da Tata Batata!




sábado, 10 de agosto de 2013

E o Festival de Belén segue! Visita a creche, oficina de brincadeiras, espetáculo!!



E o Festival de Belen, no Peru, segue!! Uma das atividades foi uma vista ao Lar de Crianças Santa Monica, uma vila muito linda, onde vivem pequeninos que esperam ser adotados. Uma tarde linda, com mutas brincadeiras e carinho.
No dia seguinte, hora de mais trabalho!! Oficina de brincadeiras e cantigas  e espetáculo. Um forma de levar um pouco da cultura brasileira aos nossos amiguinhos peruanos. Um sucesso!! As palhaças brasileiras, como somos conhecidas aqui, tentam dar o melhor a este público especial. E para isto contamos com apoio de amigos muito lindos, palhaços da Austrália, da Argentina, da Colombia, do Peru, enfim, todos se unindo para que a alegria reine nesta terra carente e esquecida.




Fotos: Lipe Borges


La Pasacalle, a abertura do Festival de Belén


O Festival de Belén se incia, em Iquitos, com um grande desfile, La Pasacalle!!
Uma forma de dar as boas vindas aos voluntários e de anunciar, em bom e alto som, que os palhaços chegaram.
Todos se reúnem em frente ao Calchero, um dos hotéis utilizados pelo projeto, e de lá seguem para Belén. No trajeto, música, alegria e uma pontinha de ansiedade pelo que nos espera...

É impactante!!! Extrema pobreza se mistura a muita alegria! Belén é um lugar  sem qualquer benefício, onde há muito lixo, sem agua encanada ou esgoto. As crianças vivem soltas pelas ruas com muita precariedade!

E este é o papel do palhaço, trazer um pouco de colorido a esta dura realidade! Como se diz nas música, somos palhaços, vamos a Belén!!!!

Fotos:  Lipe Borges



sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Festival de Belén, nas asas da Força Aérea Peruana!





Quando pessoas de toda parte do mundo se reúnem para um objetivo grandioso como o Festival de Belén, há de se ter uma estrutura muito complexa, com cooperação de várias entidades. No Peru, as Forças Armadas se unem para colaborar com esse evento, os participantes são transportados, em Lima,  em onibus da Marinha de Guerra e depois embarcam no avioes da Força Aérea Peruana, com destino a Iquitos.




E a Patrulha da Alegria viveu esta emoção de perto! Ao lado de nossos novos amigos, embarcamos rumo a Belen, carregando muita alegria e carinho nas malas!!


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Projeto Belen, o primeiro encontro!





O contraponto entre uma arquitetura clássica e a alegria de palhaҫos se encontrando para um propósito muito nobre. Assim foi o primeiro de uma série de eventos do Festival de Belén 2013. Ainda em Lima, no Peru, no belo edificio da Municipalidad, em Miraflores, o primeiro encontro, os primeiros abraҫos, os primeiros sorrisos. Todos por um propósito: levar alegria e cuidado a pessoas carentes de Belén!


Amanhã, bem cedinho, seguiremos todos para Iquitos!!

Fotos: Lipe Borges


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Começou a viagem para o Peru!


Começou a viagem para o Projeto Belén! A trupe segue para o Peru em busca de novas experiências e emoções. Cinco integrantes - quatro palhaças e um fotógrafo - iniciaram a viagem rumo a Iquitos. Do início, com o lançamento do Projeto Patrulha da Alegria Rumo ao Peru, até aqui, com a efetiva viagem, foram meses de preparação. Muitos eventos, parcerias e, principalmente, apoio e carinho de muitos!

A todos que de alguma forma contribuíram para que o nosso propósito se concretizasse, nosso muito obrigada!! O apoio de amigos e anônimos, o carinho e a paciência de nossas famílias, a credibilidade de nossos parceiros, fazem deste, com certeza, um projeto único!

Acompanhem nossos passos, diariamente, na rede social e em nosso blog. Prometemos compartilhar alegrias, desafios e emoções!



quinta-feira, 1 de agosto de 2013


Antes do plantão, aquela paradinha para a foto no vidro do Fuscalhaço.




Dia de muita alegria na pediatria do hospital HNSG com direito a entrega mais do que especial. Hoje em dia entrega-se qualquer produto no disk-entrega, mas tudo mesmo, até doutores palhaços. Só ligar para o disk-besteirologista e pedir um doutor palhaço que ganhará outro de brinde empurrando o carrinho de supermercado.


Entrega já realizada na pediatria do HNSG. Os Doutores Sô Riso e Fulano passaram por um quarto onde havia uma garotinha sentada esperando altas. E os doutores Sô Riso e Fulano, no auge da inocência, fez a pergunta para a garotinha: - Já passou algum besteirologista aqui hoje no seu quarto ?? Então respondeu a garotinha: - Não. Mas já passaram dois idiotas!! (Glup)




Além disso, os doutores Sô Riso e Fulano distribuíram vitaminas pelos quartos e corredores com direito a comilança de bolhas vitaminadas pelos pequeninos e pelos doutores também, porque palhaço também tem fome e quando está com fome... Está com fome!!











Depois disso, os doutores besteirologistas foram espalhar alegria por outras alas do hospital HNSG e encontraram Maria Tereza fazendo visitinha à filha do primo. Filha do primo???? Ou seja, priminha de segundo grau, né, Maria Tereza?


Pacientes consultados, hora de entregar o plantão. 

Até a próxima, turminha!