sexta-feira, 29 de junho de 2012

Fuscalhaço está de altas

Todo mundo já sabe que palhaço é meio “descontrolado”, né? Mas será que “isso” pega?
Dr. Ivan Silva e Dr. Arthur Moss: os pediatras.

É que o Fuscalhaço começou a apresentar sinais de descontrole e precisou ser levado ao pediatra. Lá chegando o prognóstico não foi nada bom e o Dr. Arthur Moss pediu ajuda ao Dr. Ivan Silva para realizarem uma cirurgia. Coração apertado, afinal, lá foi ele para a sala de cirurgia. Mas...

Com a competência dos Doutores, a cirurgia foi um sucesso. Agora, a ambulancinha da Patrulha tá controlada. Yupiiii.

Obrigada, viu, Dr. Arthur Moss (Lubrimaiss) e Dr. Ivan Silva, nossos narizinhos vermelhos agradecem.






quinta-feira, 28 de junho de 2012

Patrulha segue capacitando novos Palhaços

A Patrulha da Alegria segue capacitando, levando os conhecimentos e a prática do palhaço a espaços inusitados.

Desta vez foi a Intercement Brasil S.A – (Cauê), na cidade de Pedro Leopoldo, que recebeu a equipe da Patrulha para um dia de treinamento. Um grupo de funcionários da fábrica desenvolve um projeto de voluntariado na maternidade da cidade desde o ano 2009 e agora em 2012, pretende iniciar ações utilizando a prática do palhaço de hospital e para isto buscou a experiência e a didática da Patrulha.

O resultado foi um dia de muita troca, com dinâmicas voltadas às particularidadaes do Palhaço de hospital, desde a ética no comportamento, a importância do olhar, jogos de cena, até as diversas formas de abordagem do paciente.

Foi um dia de conversa séria, acompanhada de momentos de muita diversão.

Aos amigos do curso, uma beijoca com sabor de torta na cara, hihihi!!! Desejamos muita sorte na nova caminhada!





sábado, 23 de junho de 2012

Plantão 20/06/2012: Hospital Nossa Senhora das Graças


Lá estão as Doutoras Catita Catitita e Porpeta Puff, animadíssimas com o plantão!

Anjinho Matheus
No primeiro quarto, dão de cara com um baixinho que mais parecia um anjinho, o Matheus Thomsen, que ficou todo espevitado com a presença das Doutoras e foi logo se aprumando na cama e querendo ir para o chão brincar com as bolhinhas de sabão.

A Alexandra estava num soninho tão bom que nem notou a presença das Doutoras. Bendito soninho!!
No outro quarto, a Dra. Catita Catitita encantou-se com o Ruan, olha só o olhar apaixonado dela. Calma, Dra. Catita, ele quer é as bolhinhas de sabão...

O Gabriel abriu um sorriso enorme, daquele tipo “rindo que nem mala velha”, sabe? Hummmm, vontade de apertar, né, Dra. Porpeta?

A Geovana estava toda prostradinha, mas a Dra. Catita contou uma história tão linda da Princesa Geovana e do Sapo que ela logo se animou e, no final da consulta, já estava toda à vontade com as bolhinhas de sabão.

Plantão terminado, missão cumprida! Bora almoçar, né?

Alexandra. Bendito soninho!

Ruan e Dra. Catita Catitita
Luciene e Gabriel
Geovana




terça-feira, 19 de junho de 2012

Patrulha inova em pesquisa no Plantão do dia de Santo Antônio!!


Feriado e lá foram as Doutoras Pituxa Cáries e Vick Vaporuba pegar plantinha (afinal, feriado não é dia de plantão, né, turma? Vamos pegar leve!! )

João Vitor pegou o Fuscalhaço emprestado
com as Doutoras
Doces encontros: Luiz Carlos e José Marcos (os homens da mala – mas não tinha ninguém lá dentro, viu?), Miguel (um doce de menino), Natália (adora mandar beijinhos), Tatiana e Jaqueline (duplinha apaixonante), João Vitor (adorou ‘dirigir’ o Fuscalhaço), Kênia e Tainara (duas guerreiras).

Como dia 13 de junho é dia de Santo Antônio, as Doutoras resolveram unir o útil ao agradável e, junto às consultas realizadas, aproveitaram para terminar uma das teses de pós-doutorado (são taaaantas...).

Em resposta à pergunta: “Você acha que, se a gente colocar Santo Antônio, no dia dedicado a ele, de cabeça para baixo, balançando e sem o Menino Jesus ele atenderia mais rápido aos pedidos de livramento da solteirice aguda e encalhamento crônico?

E os resultados foram:

Ele atenderia: 50%
Não atenderia: 15%
Tratamento alternativo: 2,5% (aikidô no coração)

Outras sugestões:

- colocá-lo de cabeça para baixo dentro de um copo d’água: 7,5%
- andar na linha antes e depois da promessa: 10%
- desamarra, deixa ele de pé, com o Menino Jesus e faz cafuné na cabecinha deles: 5%
- fé, insistência e coração palpitando: 2,5% (essa sugestão foi de um pai babão, aproveitando para declarar seu amor cientificamente)
- promessa de colocar o nome do filho ou apelidar o namorado de Tunim: 2,5%
- transfusão de sangue bom igual ao dela: 2,5% (sugestão dada por uma bem-amada)
- pendurar a doutora no pescoço de um "deus grego": 2,5%

Depois da análise dos dados, as Doutoras decidiram por em prática uma das sugestões dadas e estão desesperadas em busca do tal "deus grego" para se pendurarem nele. Se alguém tiver notícias dele, favor entrar em contato urgente com a Patrulha da Alegria. Afinal, tudo em prol da ciência, não é?? (hehehehe)

Os homens das malas: Luiz Carlos e José Marcos
Kênia e Tainara
Miguel
Ninguém tá vendo vocês, Doutoras...



sábado, 16 de junho de 2012

Curso de Formação de Palhaços de Hospital: experiências, aprendizado e muitas alegrias

Foram quatro finais de semana intensos!

O que se viu ao término do Curso de Formação de Palhaço de Hospital, ministrado pela Patrulha da Alegria nos meses de maio e junho, foi uma turma coesa, ávida por conhecimentos e extremamente feliz por ter começado a trilhar os caminhos do palhaço.

Em termos didáticos, foram repassados conteúdos como Infectologia e Rotina Hospitalar, Teatro, Palhaço e Palhaço de Hospital. Mas em termos de vivência o que se viu foi uma semente bem plantada, onde o conhecimento adquirido ao longo da nossa caminhada servirá, para que novas possibilidades aconteçam, para que mais pessoas sejam contaminadas pelo vírus do palhaço, aquele para o qual não se tem cura e que provoca efeitos beneficamente surpreendentes!

Da experiência nasceram palhaços com noções de como lidar com um público bem específico, com abordagem própria e linguagem característica.

Para Rodrigo Robleño, que é palhaço há 20 anos e contribuiu para a formação da maioria os palhaços do estado, o surgimento de palhaços é algo especial pois desperta o melhor das pessoas. “Uma das coisas que eu mais gosto de ver é o ‘nascimento de palhaços’ porque eu acredito que o palhaço é o nosso melhor brilho, e tem muita gente que vai deixando que a sociedade abafe, acabe com esse brilho. O nosso dia a dia, tampa o brilho das pessoas, e quando você vê as pessoas brilhando, o brilho no olho, em cada gesto, o prazer de estar brincando, se divertindo e descobrindo esse espaço de jogo é mágico, pra mim a sensação é de alegria por poder dar o meu melhor brilho pra eles também”.

O conceito de que no hospital o “menos é mais” foi enfatizado a todo tempo, desde a forma de se aproximar do paciente até a maquiagem ou figurino adequado ao ambiente. Mas, foi mostrado também, que esse curso foi só o primeiro passo, a base, o alicerce de uma construção do palhaço que se faz a cada dia. Por isso é preciso cada vez mais conhecimento, para que se busque o melhor do trabalho do palhaço.


Para Andréa Godinho, uma das fundadoras do projeto Patrulha da Alegria, cada edição do curso é encarada como uma nova fase da Patrulha. “Para quem é patrulheiro, cada curso é um sinal de amadurecimento, é como se ele passasse de fase, é o nascer patrulheiro e agora ter a oportunidade de passar o que ele sabe para novos patrulheiros é como se fossem níveis, a cada curso a gente sobe um nível, e é assim sempre. E isso é importante para o patrulheiro porque ele passa conhecimento, e aprende muito, por que não tem como não aprender, estamos sempre renovando dentro do curso, os novos patrulheiros nascem e a gente se renova, é um ciclo que não para” conclui.

Àqueles que nos acompanharam nestes dias, deixamos nosso agradecimento por confiarem em nosso trabalho e contribuírem para o crescimento de todos, e à PUC Sete Lagoas que cedeu o espaço, sempre nos apoiando para a realização dos cursos.

Dos novos palhaços fica a certeza de que, independente das escolhas de cada um daqui para frente, terão olhares mais sutis, capazes de perceberem a vida e de fazê-la de uma forma diferente.

É a magia do palhaço transformando realidades e procurando levar alegria e alento!





sexta-feira, 15 de junho de 2012

Lucas, uma linda estrelinha

E mais uma vez o céu ganhou uma estrelinha linda e brilhante, e nosso nariz vermelho ficou mais vermelho e nossos olhinhos cheios de água. Mas sabemos que o Luquinhas está suuuper bem, em um lugar muito gostoso, rodeado de anjinhos e ao lado de vários outros amiguinhos nossos. Gente, devem estar fazendo uma farra só...

À mamãe dele, a Cris, o nosso abraço e o mais profundo sentimento. Nos orgulhamos de você, mamãe guerreira, mamãe dedicada, MAMÃE exemplar. Somos testemunhas da sua dedicação e amor ao Lucas, você é um exemplo a ser seguido. Muito obrigada por sempre nos receber tão bem. Você e o Lucas fazem parte da nossa história, e moram no nosso coração. Força, Cris!!! Que papai do céu te conforte nesse momento. E, Luquinhas, ilumine nossas noites, hein?? A Patrulha será sempre grata a sua generosidade em nos receber sempre com brilho nos olhos.

Cris, a mamãe guerreira do Lucas



quinta-feira, 14 de junho de 2012

Plantão 09/06/2012: Hospital Nossa Senhora das Graças

Era bem cedo quando a Dra. Sara Cutículas pegou o super potente Fuscalhaço e foi buscar a Dra. Jujuba Sputz para mais um dia de plantão. Logo na entrada, ali no lugarzinho reservado pro carro mais famoso da cidade (nosso lindo fusquete, é claro), a moto GIGANTESCA de um certo Doutor.... ô lasquera!!! Atenção Doutores médicos não besteirologistas, aquele lugarzinho vip ali é do Fuscalhaço!!! Vocês vão acabar sendo multados e perdendo a carteira....fica a dica, hein??

Nei, nosso colega querido!!!
O nosso colega Nei já foi logo cobrando as balas que devemos: Nei, vamos pagar, tá?! Qualquer dia desses... hehehe.

Antes de chegar na pediatria, encontramos o famoso Júlio Kiabo, que, adivinhem?? Deu um estepe de presente pro Fuscalhaço!!!! Êêê, a Patrulha agradece!! Na UTI encontramos uma mãezinha muito especial e que a Patrulha ama de montão, a Cris, mãe do Luquinhas. Ela é meio doidinha, aliás, muito doidinha, mas é a mãe mais dedicada que já vimos. O Lucas é apaixonado pela mãe, gente!! Vocês não imaginam a lindeza do olhar dele pra ela.... aiai, é o amor!!!! A Lelé também estava lá, mas estava morrendo de sono e só queria saber das bolinhas de sabão, e mais nada!! Nos quartos encontramos o Cadu com sua mãe, e adivinhem?? O Cadu também estava com sono, muito sono (acho que deve ter rolado uma super festa de madrugada na pediatria hein???).

Beijinhos dados, outro quarto a visitar. Dessa vez foi o do Sidney, ele estava chorando, chorando, mas quando viu as Doutoras na porta, foi logo enxugando as lágrimas e ficando sentadinho na cama. E fez a maior festa com as bolinhas de sabão da galinha pinta....ops, da Dra. Jujuba Sputz!!! Isso mesmo galerinha, a Dra. Jujuba foi confundida com a Galinha Pintadinha!!!! Cara de uma, fucinho....ops, biquinho da outra!! Foi uma festa. Nesse final de semana infelizmente a pediatria estava cheia cheia cheia. A garotada adorou a presença das Doutoras e aproveitaram bastante. Até o Nei, que “mora” lá na recepção, não agüentou e foi seguir Sara e Jujuba lá na pediatria....hehe.

Enfim, mais um plantão delicioso no nosso querido hospital!!!


Júlio kiabo, que nos presenteou com um estepe
Na UTI com a mamãe do Lucas
Sidney e Dra. Jujuba
Fazendo biquinho



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Patrulheira recebe título de Honra ao Mérito

Reconhecimento pela grandeza, pelo carisma, pela doçura e ao mesmo tempo pela determinação em tudo que faz.
 
Através destes atributos a patrulheira Bruna Nogueira, que dá vida à Dra. Ana Minesi, foi homenageada, em sessão solene, pela Câmara Municipal de Sete Lagoas, com o título de Honra ao Mérito.
 
E muitos são os méritos da Bruna, ao conciliar sua vida estudantil, profissional e seu engajamento com o voluntariado, fazendo desta querida uma grande mulher, exemplo de jovem determinada, responsável e disposta a doar o que de mais bonito carrega em seu coração.
 
 

A Patrulha da Alegria se sente imensamente feliz e orgulhosa com esta homenagem à Bruna. É como se uma filha nossa estivesse sendo homenageada. E indiretamente, é ver reconhecido o valor das nossas ações, do que acreditamos e da forma que encontramos para construir um mundo melhor!
 
Bruna receba o carinho de toda a equipe da Patrulha da Alegria. É uma grande alegria ter uma pessoa tão "honrada" fazendo parte da nossa trupe! Hihihi...




sexta-feira, 1 de junho de 2012

Plantão 30/05/2012: Hospital Nossa Senhora das Graças

Esse plantão teve tudo para ser especial!

D. Maria - 81 anos
Já na entrada do hospital os Doutores foram abordados pela doce D. Maria Hebach L'Abbate (nome soletrado por ela, Dra. Pituxa tinha ficado meio confusa... hihihi), 81 anos. Encantou-se pelo Dr. Minguado (que ficou todo envaidecido).

Na sala de espera, fomos recepcionados por ninguém menos que o príncipe João Orleans. Lindo! Tava esperando a irmãzinha nascer. E enquanto esperava o Dr. Minguado aproveitou para pedir uma ajudazinha para carregar a maleta (folgado ele, não?). E o príncipe, é claro, ajudou. É um príncipe mesmo, né, gente? Depois ainda deu lembrancinha da irmãzinha, Alanis Eduarda. A gente não resistiu e fomos correndo pra materniadade ver a mamãe, Adriana Dias, e contar do baixinho. Ele ainda estava na sala de pré-parto, mas feliz que não cabia em si. Quis até tirar foto com a gente. Essa Alanis vai nascer muito feliz... Na saída encontraram com a Alessandra (7 Letras) e o pai babão Rerison. Os dois à espera do primeiro filho. Delícia!

Dr. Minguado, esperto que só ele, pegou no pulo a dupla sertaneja Gislaine e Deiseane: estavam sem carteira, IPVA vencido e, de acordo com o Minguado, ainda iriam perder pontos dobrados por estarem 'culiadas' (palavreado do Minguado. Heeein?)

Prumo na Dra. Pituxa
A caminho da Pediatria, um encontro fantástico: Noé, (construindo uma nova arca?). Quando ele viu a Dra. Pituxa chamou-a logo e, com a ajuda do William, resolveram colocá-la no prumo (uai, ela tava fora do prumo?? Como assim???? Ninguém nunca tinha falado isso pra ela...). E o pior, é que nem na hora de ser 'aprumada' ela fica quieta, lá estava ela fazendo cosquinha no William. Eita!!

Tiveram uma aula com a Carina e a Aline: parturiente x gestante x puérpera. Eita nomes!! Vai pro caderninho para decorar! Haja memória.

Encontro duplo: Aline e Ingrid. Duas princesinhas lindas que disseram que o Dr. Minguado tinha nariz de palhaço. Pode??

No quarto com Lara, Gustavo e Leandro, Dr. Minguado deu uma de contador de história, com direito príncipe, princesa e final feliz!

Gente, conhecemos uma mãe show de bola. Enquanto a filhota, Vitória, fazia nebulização ela cantava musiquinha de ninar. Depois ela e Pituxa fizeram uma dupla com a música da Chapeuzinho Vermelho, com direito a coreografia da Pituxa, é claro!

O Wesley fez nove meses hoje e adorou as bolhinhas de sabão. E queria de todo jeito ir pro colo da Pituxa, que só não o pegou porque o Minguado ficou com medo dela pegá-lo e sair correndo com ele. Afinal, ele era irresistível mesmo!

Débora e Minguado
A Débora agradeceu a visita dos Doutores! E adorou brincar com o Dr. Minguado e as bolhinhas de sabão. Um docinho de menina!

A Tainara (Nem) tava se esbaldando com o iogurte. Dr. Minguado ficou beirando para ver se sobrava um pouquinho, pois já era quase meio dia e ele estava com a barriga roncando... hehehe!


Na oncologia, o encontro com a Simone, que fez o pedido para irmos até lá quando entramos no hospital. E palhaç...ops, Doutor cumpre a promessa. Sempre!

Agora uma dúvida: na recepção do hospital estava o José Raimundo da Silva, na recepção do Oncocentro lá estava ele novamente, e dentro da oncologia, outro???? Trigêmeos?? Clone?? Ou ele estava nos seguindo?? Ai ai ai ai ai

Só nos resta uma água de coco para esfriar a cabeça e tentar entender essa confusão.

Bom, falem!! Foi um não foi um plantão especial??

Príncipe João de Orleans
Multa dobrada na dupla sertaneja
Gislaine e Deiseane

Lara, Leandro e Gustavo
Dando os bracinhos pra Pituxa