segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Plantão da Dra. Sara Cutículas e Papai Noe... Ops... Dra. Jujuba Sputz!

No sábado, 26/11, as doutoras chegaram ao hospital debaixo de uma super chuva, teve até cooper até a entrada. Mas não se preocupem, os cabelos, por milagre, continuaram arrumadinhos.

Richardison e Papai Noel... hahaha
Ou como conhecemos Dra. Jujuba Sputz
Já na chegada da pediatria foram consultar o Dedé, que estava no colo da mamãe. Prescreveram bolhas mágicas e seguiram para o postinho da enfermagem.

Depois de trocar informações sobre os próximos pacientes e lavar bem as mãos, um menino lindo veio ao encontro das Doutoras. Era o Richardison, que logo perguntou à Dra. Sara Cutículas:

- Você é palhaço?
- Claro que não, eu sou Doutora.


E virou para a Dra. Jujuba Sputz e perguntou:

-Você é o Papai Noel?



Éééééééé, Doutora, melhor você fazer um regime! hihihihi (Foi a melhor do dia!!!). As Doutoras foram até o quarto dele e do Davi e o clima estava ótimo, nem parecia que os dois estavam no hospital.

Depois for a vez da Hendyara, uma garotinha muito iluminada, que riu muito com a dancinha da dupla das Doutoras. Do outro lado da pediatria estava o Carlos Alberto, dormindo como um anjinho, que acabou contagiando as Doutoras Jujuba e Sara. Acordem, acordem que o plantão ainda não acabou.

Na enfermaria os recém-nascidos estavam dormindo também. Shiiiiiiiiiii, não façam barulho! Na UTI neonatal encontraram um papai canguru. Que lindo ver o casal enchendo o bebezinho de amor. Esse vai ficar bom mais rápido ainda.

Fim do expediente: hora de comemorar o niver da Fran, lá na cozinha. Parabéns, amiguinhaaaaaaaaaa!!! Beijinho com sabor de bolo de aniversário.


Dra Sara Cutículas, Dr Jujuba Sputz,
Richardison e sua prescrição médica


A folga do Davi
Mamãe Mara Maria Fonseca e
Hendyara Fonseca
Momento soneca com Carlos Alberto
Magali com a Ashlley Lorraine
Junia, Shirley, Francislene (aniversariante),
Daniele e as Doutoras

Veja mais fotos da Patrulha www.flickr.com/photos/patrulhadaalegria


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Daniel Lacerda - Um menininho adorável!

A Patrulha sempre se depara com pessoas muito especiais e nos sentimos privilegiados por vivermos tantos momentos ao lado dessas figurinhas! Que bom poder estar com elas nestes momentos onde a dor resolve dar uma trégua.

Gostaríamos de dividir aqui a história de um desses pacientezinhos que, junto à sua mãe nota mil, se tornaram cúmplices na nossa história.


Um dia, tão logo chegamos no corredor da pediatria, ouvimos um chorinho: "Que bó, mamãe, que bó!" Hora de trabalhar, Patrulheiros, e, nada melhor que um festival de bolhinhas de sabão para afastar aquelas lagrimazinhas, não é?


Contato feito, e aceito, músicas, mágica e claro, muito carinho! E o Daniel foi um assistente perfeito na mágica com a Dra. Pituxa, conseguiu fazer aparecer um carrinho dentro de uma bolhinha de sabão. Êita menino esperto!! Mas, a gente precisa confessar:  ele ficou meio atordoado com a 'complexidade' da música que as doutoras cantaram para ele: Dra. Piri Lampa no violão, Doutores Julica Piriquita e Pituxa Cáries na coreografia.  Realmente, muuuuuito 'complexa'. Quem sabe quando ele crescer mais um pouquinho?! (rsrs). 

E, a partir daí, passamos a fazer parte da vida um do outro.

Daniel e Maria José Lacerda Brito, obrigada pelas fotos e pela filmagem. A vocês o nosso agradecimento por terem recebido nosso trabalho com todo carinho e admiração.




terça-feira, 22 de novembro de 2011

Caminhada Hemominas: As doutoras estão em forma

Oba! Sábado, 19/11, teve Caminhada do Hemominas na orla da Lagoa Paulino e lá estava a Patrulha da Alegria!

Doutoras prontas para a largada.
O evento faz parte do Projeto Na Veia, uma iniciativa que valoriza e divulga a importância da doação de sangue. E doação é com a gente mesmo, né?

Foi muito divertido!! As Doutoras Pituxa Cáries, Vick Vaporuba, Sara Cutículas e Jujuba Sputz se prepararam bem para esta maratona, digo, caminhada, hehe... Comeram muita frutinha, fizeram alongamentos e aquecimentos. Ufa!!! Mas o que elas gostam mesmo é de estar no meio da multidão, andando ao lado deste projeto bacana, divulgando a necessidade das pessoas mostrarem seu lado solidário, doando sangue.

Caminharam tanto que chegaram cansadinhas... Mas a turma do Hemominas pensou em tudo, prepararam um super lanchinho pra gente repor as energias. Aliás, energias e calorias! As Doutoras se esbaldaram e devem ter ganho uns quilinhos a mais, hihihi! Tudo por uma boa causa! 

Dra. Vick preprando para a caminhada

Bora caminhar!
A lagoa ficou linda com tanta alegria!!
Puf, puf!!! Caminhar cansa!!!
Olha o picoléééé!




terça-feira, 15 de novembro de 2011

Plantão 12/11: Hospital Nossa Senhora das Graças

Plantão pesado no sábado...
Cirurgia em dose tripla!
Dr. Sô Riso e Dra. Vick tiveram que fazer uma cirurgia tripla! Logo na entrada do Hospital haviam três mocinhas com surto de "riso frouxo". 

Foi preciso uma intervenção rápida e ligeira dos Doutores, pois o risco de contágio era enorme! Já pensou se o vírus se espalha? Haja fita crepe!

Como bons alunos que são os Doutores colocaram em prática as lições que o professor Cute Cute havia ensinado: sem sorrir! Ai, mas como é difícil esta lição! Foi necessário muita concentração para não dar umas boas gargalhadas com nosso paciente, que impaciente, aguardava sua vez de ser atendido pelos Doutores.

Seguiram na linha e já na Pediatria fizeram aquilo que mais sabem: distribuíram alegria aos pequenos! Quanta farra! Cirurgias de chulé, futebol no corredor para aquecimento e muitos beijinhos! Receitaram sorrisos e aplicaram injeções de ânimo!

É galerinha... Não é nada fácil esta vida de Doutor... ao final do plantão dá um soninho... hihihi!

Colocando em prática o que aprendemos
sem sorrir! Ai que lição difícil!
Colinho de mãe é uma delicia!
Olá! Tem um Doutor me olhando!



segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Curso terminado! Dever cumprido! Com louvor!

Doutoras Vick e Pituxa
Terminou o curso de Clown com o espanhol Pablo Ibarluzea.

E muitos se perguntam se é realmente importante fazer curso de palhaço.
Perguntamos então: "Quando você imagina um palhaço, o que você vê?"


E as respostas são inúmeras: alegria, roupas coloridas, ingenuidade, descontração, um momento para não pensar em nada e só se divertir...

Mas o engraçado é que uma das grandes características do palhaço não é lembrada: ele é corajoso. Corajoso? Sim, um grande corajoso. Ele não tem um texto ensaiado como os atores, ele entra em cena através da porta que lhe é aberta e um novo mundo lhe é apresentado. E ali, os palhaços têm a imensa coragem de expor suas fraquezas. Aliás, fazem delas sua grande arma. É preciso muita coragem para expor a sua fragilidade, o seu ridículo. E o palhaço faz isso, ele se abre e se lança. E esse curso, embora com dores e desafios mil, expondo fraquezas, medos, frustrações e fracassos, veio trazer à tona a delícia de aprender a pensar como uma criança, a ser leve, ingênuo, redescobrindo o novo, de novo.


Valeu, turminha do nariz vermelho! E mais ainda, valeu muito Pablo! Você é um grande mestre, nos inspiramos em seu profissionalismo e em sua  imensa gentileza!

"Que divertido é ser clown!"


Patrulha da Alegria e Pablo Ibarluzea
Este professor é um Cute Cute
Turma da Oficina de Clown



sábado, 12 de novembro de 2011

Êita turminha que não pára!!! (Ainda bem, não é?)

Nesta semana Andréa Godinho (Dra. Pituxa Cáries), Leandro Faria (Dr. Sô Riso), Ilza Gonçalves (Dra. Catyta), Vitória Botelho (Dra. Vick Vaporuba), integrantes da Patrulha da Alegria, começaram um curso de 20 horas/aula com o ator, diretor e pedagogo Pablo Ibarluzea, espanhol residente em Paris. Considerado um dos grandes mestres da atualidade no cenário internacional, Pablo é professor de Clown, Movimento e Máscara Neutra na École Philippe Gaulier, em Paris.

Os integrantes da Patrulha sabem que precisam sempre estar aprendendo e aperfeiçoando e, por isso, abrem espaços para aprender mais uma lição, cometer mais um erro e ser irremediável e felizmente imperfeitos.


Nesse trabalho no hospital, não existe o ponto de saber tudo, a zona de
conforto, a segurança. Todo dia é tudo novo, mais uma vez. A cada quarto um novo 'abismo' os espera. Eles olham a criança nos olhos, esperam seu consentimento, respiram fundo e se atiram. Não importa se vão cair ou voar. O que importa é a jornada. E nessa jornada onde a missão é levar alegria, é preciso buscar sempre o melhor. Seja na arte, no talento, na dedicação, na crença de que este é um trabalho que realmente faz diferença para as crianças, seus acompanhantes, a equipe do hospital e quem quer que se 'atreva' a passar na nossa frente!!


Então, turminha do nariz vermelho, aproveitem bastante! Tragam novidades e contem tudo prá nós. A gente está esperando aqui!!




quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Plantão e Doação no Hemominas

Patrulha no Hemominas
A Patrulha da Alegria, no dia 1/11/11, doou muito mais que alegria, doou sangue também!

A turma agitou o Hemominas naquela manhã. Ajudaram a dar palestra, seguraram a mãozinha daqueles que precisavam de apoio, incentivaram a doação e se esbaldaram no lanchinho! Foi a primeira vez do Dr. Sô Riso, ele estava tão emocionado! Afinal, a primeira vez a gente nunca esquece, não é?

Dra. Pituxa Cáries ficou meio brava lá. Ouviu duas enfermeiras dizendo que ela era ANEG. Como assimmmmmmmmmm? Não, não e não. Ela não era essa tal de ANEG, ela era a Pituxa, oras! A enfermeira então explicou: ANEG significava sangue A Negativo. Ops... Ah bom. Então tá, né?


Dr. Pachequinho 220 não parou um minuto. Elétrico como ele só, cantou e encantou a todos. Dra. Vick Vaporuba também não sossegou. Mas fez um beicinho quando a enfermeira furou seu dedinho... Ai! O sangue deles não chega a ser assim um sangue azul, mas que estava cheio de amor e alegria, ah isso estava! Cheinho!


Ah, queríamos agradecer muito a um amigo que acompanhou a visita e é o responsável por estas belíssimas imagens: Lipe Borges, você é muito importante para a Patrulha!! A gente te adora, hihi!



Dr. Sô Riso, venha fazer seu exame!!!

A primeira vez a gente não
esquece. Né , Dr. Sô Riso?

Dr. Pachequinho, o valente, hihihi...
Quando a gente faz algo de coração fica
com esta carinha de felicidade...
Sabiam que quem faz mais doações
ganha diplominha?

Veja mais fotos da Patrulha www.flickr.com/photos/patrulhadaalegria


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Plantão 05/11: Hospital Nossa Senhora das Graças

Olha aí onde damos
plantão...
Plantão do dia 05 de novembro com as gatéééérrimas (e encalhadérrimas) Dra. Jujuba Sputz e Dra. Sara Cutículas.

Antes de chegar à pediatria, deram uma passadinha básica pela UTI pra dar um beijo (e meio dedo de prosa) na Eliane. Ela mostrou que guarda com muito carinho o vasinho de flor que ganhou das doutoras, as flores estão viçosas e coloridinhas...

Na pediatria, as doutoras já encontraram as enfermeiras super atarefadas, ou vocês estão achando que cuidar de crianças é fácil?

Logo começaram a corrida de leito com os recém-nascidos e aproveitaram para pegar umas dicas com as mamães de como fazer nenenzinhos tão cuti cuti!!

Depois entraram em um quarto, mas só tinha um adulto... Como assim? Engano logo desfeito, a mamãe Luciene estava esperando seu filhote que estava operando as amigas... ou seria amígdalas? (estranho....estranho...) e a Jaciara também estava esperando o Tales, seu bebê.


Quando as doutoras voltaram no quarto, que susto! O bebê da Jaciara era um garotão de uns 10 anos! Será que já nasceu daquele tamanho?

Depois do susto, foi a vez da consulta com o Messias, companheiro de fé e irmão camarada, dessa vez ACORDADO! Viva! A Dra. Sara resolveu nesse plantão levar seu passarinho de estimação, o Tardelli, e o Messias adorou. Não conseguiram chegar à conclusão se era Bico de Lata ou um tal de Maria Tola, mas o fato é que o topete dele é demais!

Hora das consultas na UTI, que graças a Deus só tinha quatro pequenos anjinhos, que pra variar estavam dormindo (as Dras. chegaram a uma conclusão: as enfermeiras colocam os meninos pra dormir quando a Patrulha chega porque morrem de medo da concorrência.....hehehehe).

Num breve papo com a colega de plantão, Dra. Lusitânia, uma promessa deixou as Dras. Jujuba e Sara super animadas. A colega vai apresentar os filhos pra tentar desencalhar essas duas! Será que vamos ter que canonizar a Dra. Lusitânia por tamanho milagre? Vamos acompanhar de perto o desenrolar desta história.


Dra. Jujuba e a Luciene,
que dá a maior força à ASAPAC
O Messias adorou brincar com o Tardelli.
A sogra e as candidatas
Foto bááásica

Veja mais fotos da Patrulha www.flickr.com/photos/patrulhadaalegria



Plantão 29/10: Hospital Nossa Senhora das Graças

Vindo diretamente de Brasília, o nosso Dr. Pachequinho 220v em suas férias, dando uma passadinha pela nossa Sete Lagoas, pegou plantão (e plantinha também) juntamente com o Dr. Sô Riso e a Dra. Ana Minesi. Obaaaaaaaaaaa! A Patrulha sente uma saudade desses patrulheiros viajantes. Affff!

O Dr. Pachequinho cantarolou nos ouvidos dos pacientes acompanhado de sua ilustre orquestra de palhaços: a Dra. Ana Minesi com seu ovinho e o Dr. Sô Riso com sua pequena gaita.

E mãe que é mãe protege seu bebê, né mamãe Camila? Ela vigiava a porta do quarto para que seu filhinho recém-nascido tivesse um sono tranquilo e para que a danada da Dra. Ana Minesi não o levasse embora junto dela!

Nesse plantão foi pedido aos doutores palhaços que acordassem um paciente, eles empreenderam todos os esforços para acordá-lo, mas acho que a orquestra estava por demais afinada e nada do nosso amiguinho Messias acordar. Êita soninho, hein, Messias? Mas, no próximo plantão a gente estará com você novamente. Aguarde!

Às enfermeiras, obrigado pelas lágrimas emocionadas ao receberem a serenata que fizemos em homenagem a vocês! Vocês merecem! Amamos vocês!





sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Patrulheiros fazem capacitação com os Doutores da Alegria

Um dos pilares da Patrulha da Alegria é a constante capacitação de seus membros. Acreditamos que palhaçaria é coisa muito séria, que requer preparo, técnica, estudo contínuo, dedicação e constante reciclagem. E baseado nessa máxima, a busca pela qualidade do trabalho, lá se foram Dra. Pituxa Cáries e
Dra.Vick arrastando sua malinha
(vazia, é claro! Vai voltar cheia
de conhecimento)
Dra. Vick Vaporuba para participar de mais um curso com os Doutores da Alegria, na Unidade Pão de Queijo, em Belo Horizonte. 

Durante seis semanas as doutoras estarão na companhia de seus coleguinhas de nariz, estudando, trocando experiências, aprendendo novas abordagens e revivendo um pouquinho do que já sabem. Enfim, estarão se divertindo e aprendendo muito!

Para a empreitada levaram uma mala bem grande e esperam trazê-la cheia de novidades ao final de mais este curso.

Aguardem! A gente vai contar tudo prá vocês... hihi!!




terça-feira, 1 de novembro de 2011

Plantão 29/10: BIOCOR

Ao longo da história da Patrulha da Alegria várias pessoas têm cruzado nosso caminho e muitas delas tornam-se nossos amigos. Atendendo a um convite de dois desses amigos, estivemos sábado, 29 de outubro, no BIOCOR participando da festa das crianças promovida pelo pessoal do "Pequenos Corações", um grupo que presta apoio e esclarecimentos a respeito das cardiopatias congênitas. 

O Leo e a Tati são um exemplo de superação. Fizeram, bravamente, do luto uma luta, transformando a dor em amor.

A pediatria ficou super alegre!
E lá estavam as Doutoras Sara Cutículas e Vick Vaporuba prontas para assumirem o plantão na Pediatria e no CETIPE do Biocor. As Doutoras ajudaram a distribuir presentes e sorrisos pelos leitos das crianças. Deram e ganharam inúmeros abraços. Fizeram uma junta médica muito bacana e trocaram experiências com o corpo clínico presente. Aliás, trocar experiência é tudo de bom, nem que seja por osmose, hihi... 

É sempre muito bom voltar ao Biocor, nos sentimos realmente em casa. Aos amigos do "Pequenos Corações" nosso agradecimento pelo convite, a trupe estará sempre à disposição de vocês. Ao pessoal do Biocor, valeu muito. O carinho com que sempre nos recebem deixam nossos coraçõezinhos radiantes.

À Doutora Alexandra, Deusa Nipônica (hehe), nosso abraço mais caloroso. Valeu demais!!!


A Patrulha agrade à Motorsete, na pessoa do Sérgio Moreira que bancou a gasolina para nossa viagem ao BIOCOR. Obrigado e um beijo na ponta do nariz.

Amigos unidos em prol de uma grande causa.
Pequenos Corações, Patrulha da Alegria e Dra. Alexandra
Dra. Sara assumindo o plantão
Distribuindo presentes e sorrisos
No Biocor também tem junta médica!!
Dra. Sara, a mais legal do Biocor!!

 Veja mais fotos da Patrulha www.flickr.com/photos/patrulhadaalegria